Flor-Estrela: descubra a beleza exótica da Orbea variegata


A suculenta Orbea variegata destaca-se por suas flores em forma de estrela, atraindo admiradores por sua beleza exótica. Neste conteúdo, exploraremos suas origens, características botânicas e os cuidados essenciais para cultivar essa espécie encantadora.

Planta-estrela Orbea variegata © SassiGarden

Planta-estrela Orbea variegata © SassiGarden

Informações Botânicas e Origem

A Orbea variegata, também designada pelo sinônimo Stapelia variegata, é conhecida pelos nomes populares Planta-Estrela-do-Mar ou Flor-Estrela, sendo uma suculenta da família Apocynaceae  originária da África do Sul.

Outros Nomes

Essa espécie é também conhecida pelos seguintes nomes comuns:

  • Cacto-Estrela-do-Mar: Embora seja chamada por esse nome, não se trata de um cacto.
  • Cacto-Carniça ou Flor-Carniça: Devido ao forte cheiro de carne podre que se evidencia principalmente em ambientes fechados.

Características

Essa suculenta é resistente e bem adaptada a ambientes áridos. Pode alcançar até 10 cm de altura e 50 cm de largura, com caules dentados de 4 ângulos. Seus rebentos são espessos e espinhosos, frequentemente cobertos por manchas brancas ou amarelas.

A espécie nos agracia da primavera ao final do outono com lindas flores em forma de estrela. Possuem uma textura incomum e cores que variam do vermelho ao castanho, passando pelo amarelo.

Polinização

O odor desagradável da flor da Orbea variegata é uma estratégia que a planta desenvolveu ao longo da evolução para atrair insetos necrófagos, como as moscas-varejeiras que normalmente depositam seus ovos em matéria orgânica em decomposição. Ao atrair esses insetos, a planta aumenta suas chances de ser polinizada porque, ao visitar sua flor, as moscas-varejeiras depositam seus ovos e acabam entrando em contato com o pólen da planta. Quando se movem para outra flor, transferem o pólen promovendo a fertilização cruzada.

A Orbea variegata é um exemplo fascinante de como as plantas desenvolveram estratégias específicas para atrair polinizadores que são importantes para seu ambiente e reprodução.

Cuidados de Cultivo

A Planta-Estrela é fácil de cuidar porque requer pouca água e se adapta bem a vários ambientes, sendo excelente para coleções de suculentas e para ser cultivada em janelas ensolaradas.

Para cultivar esta suculenta, são necessárias as seguintes condições e cuidados:

  • Solo: Prefere solos bem drenados, típicos para suculentas. Utilize uma mistura específica composta por partes iguais de terra vegetal, vermiculita e areia média ou areia grossa de construção.
  • Luz: Apesar de pertencer à família das suculentas, ela não necessita tanto de sol direto quanto suas parentes botânicas. Posicione-a onde receba luz brilhante, mas evite exposição solar extrema.
  • Rega: Permita que o solo seque completamente entre as regas. Evite o excesso de água para prevenir o apodrecimento das raízes. No verão, é necessário regá-la com mais frequência, mas apenas quando o solo estiver seco.
  • Temperatura: Geralmente, é resistente a temperaturas mais altas. A temperatura ideal é entre 15-22ºC. Não suporta geadas.
  • Adubação: Não é necessário fertilizar com frequência, mas é recomendável aplicar adubo ou fertilizante para suculentas na primavera para estimular a floração no verão.

Lembrete: Estas são diretrizes gerais, é sempre bom ajustar os cuidados com base nas condições específicas do ambiente em que a planta está sendo cultivada.

Como é a Planta-Estrela

A planta retratada na imagem (📸: Sabine Phillipp) apresenta um esquema de cores incríveis com duas pétalas quase completamente vermelhas e castanhas:

Orbea variegata: Beleza Exótica e Resistente

A Orbea variegata não apenas enriquece paisagens com suas flores estreladas, mas também representa a resistência e a beleza da flora suculenta. Com cuidados adequados, essa planta exótica encanta o ambiente e a paisagem.

Cultivar essa suculenta é, sem dúvida, uma experiência que adiciona um toque extraordinário a qualquer espaço verde.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. World of Succulents
  3. Planthiza
  4. North Caroline-Extension Gardener-Plant Toolbox
  5. World of Succulents

Veja mais conteúdos sobre suculentas em:

Como plantar e cuidar de suculentas transparentes (Haworthia)

Plantas suculentas e cactos: As mais belas variedades para ter em casa

Suculentas: Saiba o jeito certo de cuidar para mantê-las lindas e saudáveis sem esforço




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...