TreeHouse: a casa na árvore em bambu, que honra as tradições da Indonésia

TreeHouse: a casa na árvore em bambu

Uma casa na árvore não convencional. Essa foi a definição do novo projeto apresentado pelo estúdio Budi Pradono Architects. Esta casa na árvore é uma homenagem às tradições da Indonésia, pois foi feita com muitos elementos decorativos que lembram a cultura deste país. 

Trata-se praticamente de um tampah, um instrumento feito com materiais naturais, usado para peneirar o arroz e que, neste contexto, se encaixa perfeitamente com as árvores e com a estrutura em que foi montada a casa. 

O tampah é utilizado para separar os grãos de arroz das folhas e da sujeira. Também serve para secá-lo uma vez descascado. A forma circular do tampah se encaixa harmoniosamente com a estrutura das canas de bambu desta casa na árvore. 

A casa é um excelente ponto de observação para os habitantes da aldeia Solo Village, de onde se pode admirar a paisagem circundante. O panorama inclui a Fortaleza Vastenburg, que remonta a 1745 e é um símbolo do antigo domínio holandês sob a região.

Os arquitetos que projetaram a casa na árvore estão esperando que o novo ponto de vista do forte leve a um renascimento da curiosidade sob a história da Indonésia para os cidadãos e os turistas. O bambu é considerado um material de construção sustentável. Dado o seu rápido crescimento, é facilmente renovável. Ele também é de resistente e durável, adequado para construções especiais como casas em árvores.

Leia também: Minha casa, meu planeta: Casas de Botellas

Fonte fotos: Budi Pradono Architects