O novo grafite de Banksy que homenageia a artista turca Zehra Dogan


Desta vez o novo grafite de Banksy é uma forma de protesto contra a prisão da artista e jornalista turca Zehra Dogan, condenada em março passado por retratar a destruição de uma cidade turca, com a bandeira do país que esvoaçava entre os escombros.

Entre a Houston Street e a Bowery, em Manhattan, New York, 20 metros de muro encerram o último trabalho extraordinário do artista de rua cuja identidade segue oculta. A foto do trabalho foi compartilhada pelo próprio Banksy, com a hashtag #FREEzehradogan.

O rosto da artista é desenhado atrás das grades e um deles tem a forma de um lápis. Zehra foi condenada por ter pintado a destruição de Nusaybin, sua cidade natal localizada nas fronteiras curdas, pela milícia do Estado turco. Ativista e diretora de uma agência de notícias, Dogan deverá cumprir 18 meses de prisão.

Em torno da artista há muitos entalhes, aqueles que costumam desenhar os internos, para contarem os seus dias na prisão.

Entalhes que pesam na consciência daqueles que querem amordaçar a liberdade de expressão.

Sentenced to nearly three years in jail for painting a single picture. #FREEzehradogan

Un post condiviso da Banksy (@banksy) in data:

Zehra Dogan, Turkish artist

Un post condiviso da Banksy (@banksy) in data:

“Sinto muito por ela. Ela desenhou coisas muito mais dignas de uma pena de detenção”, disse Banksy.

Questo il dipinto che è costato il carcere a Dogan:

Banksy é um artista único, amado em todo o mundo por sua capacidade de lançar mensagens poderosas que capturam a atenção do público em geral, não apenas dos apaixonados por arte. Este trabalho foi feito em colaboração com o artista Borf, que também passou um período na prisão por causa de seus murais.

Sobre Banksy, veja também outras obras suas extraordinárias:

DISMALAND: O SOMBRIO E SATÍRICO PARQUE DE DIVERSÕES DE BANKSY

A INCRÍVEL ARTE DE BANKSY NOS ESCOMBROS DE GAZA

BANKSY BUNKER: EM LONDRES UMA GALERIA COM AS OBRAS DO FAMOSO ARTISTA DE RUA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...