Faixa de pedestre 3D faz todos os motoristas diminuírem a velocidade


Faixas de pedestres tridimensionais para fazer com que os motoristas diminuam a velocidade. Existe na pequena cidade islandesa de Ísafjördur, onde muitas pessoas excedem os limites de velocidade no centro da cidade. Em suma, onde as campanhas de prevenção não chegam, a criatividade dá um jeito.

A ideia não é nova, há faixas de pedestres em 3D na Índia, o país que tem a maior porcentagem de vítimas de acidentes de rua, mesmo na Rússia e na China, mas também na Itália, em Bolonha e Vimercate, onde a ideia parece estar dando ótimos resultados. Na Islândia, no entanto, é a primeira vez que este tipo de sinalização é feita.

Quem fez esta faixa islandesa foi a Vegmálun, uma empresa de manutenção e sinalização horizontal, que criou estas tiras tridimensionais que provocam uma ilusão de ótica. Em prática, de longe parece estarmos de frente a blocos de concreto e, consequentemente, o motorista é induzido a freiar.

As tiras foram pintadas em 3D nas principais ruas da cidade do norte da Islândia e o próprio CEO da Vegamálun, Gauti Ívar Halldórsson, admite que a ideia veio ao ver as faixas de pedestres feitas na Índia.

Assista ao vídeo:

O projeto foi realizado em apenas duas semanas e agora a administração da cidade está avaliando a possibilidade de colocá-las também em outros lugares. De acordo com dados da polícia local, o efeito tridimensional já reduziu drasticamente os acidentes.

Prevenção é tudo. Com arte, é melhor ainda!

Veja outras ideias bem originais para evitar acidentes nas ruas das cidades:

EM MADRID AS FAIXAS DE PEDESTRES FICAM COLORIDAS GRAÇAS À STREET ART

NA FRANÇA, UMA CAMPANHA CHOCANTE PARA REDUZIR ACIDENTES COM PEDESTRES (VÍDEO)

O SEMÁFORO DANÇANTE: EM LISBOA UM EXPERIMENTO URBANO PARA TORNAR OS CRUZAMENTOS MAIS SEGUROS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...