Cidade canadense anima o seu centro com murais maravilhosos


Nos centros das cidades encontram-se histórias, arquitetura de época e um ar gostoso de antiguidade que nem sempre é valorizado. Muitas vezes prefeituras do mundo inteiro menosprezam seus centros que ficam jogados, abandonados, sujos e perigosos. Uma pena não é? Mas em uma cidade no sul do Quebec, no Canadá, as coisas estão mudando.

O centro histórico da cidade de Sherbrooke há 15 anos vem ganhando cor e arte, e vem sendo reanimado pelo gosto de viver e ser valorizado.

Conta o site Amusing Planet que o primeiro mural foi feito em 2002 em celebração ao aniversário de 200 anos da cidade e desde então, praticamente a cada ano um novo mural é pintado.

Em estilo trompe-l’oeil (“engana o olho”, estilo que cria uma ilusão ótica e faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três), o trabalho é feito por artistas locais e supervisionado por uma organização sem fins lucrativos chamada M.U.R.I.R.S. (Murales Urbaines à Revitalização d’Immeubles et de Réconciliation Sociale). O objetivo é, além de reanimar o centro, criar uma grande galeria de arte ao ar livre e promover a arquitetura, a história e a cultura da cidade pois os murais retratam cenas da vida cotidiana de Sherbrooke em outros tempos.

murais sherbrooke 1

Veja o detalhe da pintura, realmente uma obra de arte:

murais sherbrooke 1 detalhe

Aqui um outro mural:

murais sherbrooke 2

Antes velhas paredes de reboque caído; hoje, murais maravilhosos:

murais sherbrooke 3

murais sherbrooke 4

Realmente uma galeria a céu aberto que encanta e ensina os habitantes de uma cidade a valorizarem sua história, sua arte e sua cultura. Vocês concordam?

Talvez te interesse ler também:

ARTISTA BRASILEIRO TRANSFORMA A CIDADE EM EXPLOSÃO GEOMÉTRICA DE CORES BRILHANTES

GRAFITEIRAS, MULHERES ÁRABES – BELEZA PELOS MUROS DO ORIENTE MÉDIO

MINHAU COLORE SÃO PAULO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...