Cidade canadense anima o seu centro com murais maravilhosos

  • atualizado: 

Nos centros das cidades encontram-se histórias, arquitetura de época e um ar gostoso de antiguidade que nem sempre é valorizado. Muitas vezes prefeituras do mundo inteiro menosprezam seus centros que ficam jogados, abandonados, sujos e perigosos. Uma pena não é? Mas em uma cidade no sul do Quebec, no Canadá, as coisas estão mudando.

O centro histórico da cidade de Sherbrooke há 15 anos vem ganhando cor e arte, e vem sendo reanimado pelo gosto de viver e ser valorizado.

Conta o site Amusing Planet que o primeiro mural foi feito em 2002 em celebração ao aniversário de 200 anos da cidade e desde então, praticamente a cada ano um novo mural é pintado.

Em estilo trompe-l’oeil ("engana o olho", estilo que cria uma ilusão ótica e faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três), o trabalho é feito por artistas locais e supervisionado por uma organização sem fins lucrativos chamada M.U.R.I.R.S. (Murales Urbaines à Revitalização d'Immeubles et de Réconciliation Sociale). O objetivo é, além de reanimar o centro, criar uma grande galeria de arte ao ar livre e promover a arquitetura, a história e a cultura da cidade pois os murais retratam cenas da vida cotidiana de Sherbrooke em outros tempos.

murais sherbrooke 1

Veja o detalhe da pintura, realmente uma obra de arte:

murais sherbrooke 1 detalhe

Aqui um outro mural:

murais sherbrooke 2

Antes velhas paredes de reboque caído; hoje, murais maravilhosos:

murais sherbrooke 3

murais sherbrooke 4

Realmente uma galeria a céu aberto que encanta e ensina os habitantes de uma cidade a valorizarem sua história, sua arte e sua cultura. Vocês concordam?

Talvez te interesse ler também:

ARTISTA BRASILEIRO TRANSFORMA A CIDADE EM EXPLOSÃO GEOMÉTRICA DE CORES BRILHANTES

GRAFITEIRAS, MULHERES ÁRABES - BELEZA PELOS MUROS DO ORIENTE MÉDIO

MINHAU COLORE SÃO PAULO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!