Arbre à Vent: uma árvore que produz eletricidade com a ajuda do vento


A árvore é berço da vida porque é capaz de gerar oxigênio e frutas. Com inspiração direta na capacidade que elas têm de gerar coisas boas ao homem, um engenheiro francês vem trabalhando, há cerca de três anos, em uma árvore muito especial, cujas folhas podem produzir energia através do vento.

A startup chamada New Wind, criou esse sistema especial de geração de energia, chamado Arbre à Vent. Por sua forma se assemelha a uma árvore, pois apresenta um tronco, mas, por outro lado, contém galhos e folhas que atuam como várias miniturbinas.

Esses microgeradores garantem a produção de energia praticamente durante todo o ano, a uma velocidade de 2 m/s. Isso resultaria em uma produção energética em mais de 320 dias por ano – ao contrário dos sistemas atuais que oscilam entre 110 e 120 dias/ano. Seria então esse o fim da intermitência da energia eólica? Sim, de acordo com seu criador.

Fundada por Jérôme Michaud-Larivière, a empresa que projetou o Arbre à Vent garante que a árvore pode ser “plantada” na cidade e no campo – graças ao design de inspiração biomimético. A telecom City Lannion (Bretanha) já foi equipada com esse sistema.

foto

Como não há fios nem motores visíveis, inexiste o ruído das turbinas eólicas tradicionais. Combinando um grande número de microturbinas em uma forma biológica, a árvore é dotada de um respiradouro e, portanto, é capaz de explorar toda a energia cinética e acumular Watts, explorando o movimento do ar. O mecanismo é projetado para ter uma vida longa (mais de 25 anos) e suportar as tempestades.

O custo seria de algo em torno de € 29.500 – ou cerca de R$ 94 mil – e a “planta” pode produzir entre 3.500 kWh a 13.500 kWh, dependendo da intensidade dos ventos.

Esse avanço só nos mostra que, quando o homem quer, consegue as soluções mais sustentáveis e ecologicamente corretas possível. Assim, o resultado está diante de nossos olhos. Não só árvores de luz fotovoltaica e solar, mas agora, até mesmo uma suave brisa pode ser convertida em eletricidade, sem limites.

Leia também: eTree: a árvore que produz a energia solar e fornece água potável

Fonte fotos: arbre-a-vent




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...