eTree: a árvore que produz a energia solar e fornece água potável


Tem a aparência de uma árvore e o nome certamente a invoca: eTree possui ramos, está localizada em um parque e produz algo que serve ao homem usando a luz solar. Ela nasceu para este fim: a árvore de células fotovoltaicas não produz oxigênio, e sim, eletricidade.

Sologic – a Startup israelense que trabalha com produtos que fornecem energia solar aos consumidores – instalou recentemente sua primeira eTree no parque natural de Ramat Hanadiv, em Israel. Uma unidade independente que produz energia limpa, mas ao mesmo tempo dá a todos um lugar de conforto e abrigo. Embaixo da árvore encontra-se um banco para sentar-se à sombra.

Inaugurada no dia 23 deste mês, a eTree é encimada por um dossel de painéis que produzem energia solar 24 horas por dia, sete dias por semana. Eles coletam a luz solar e a converte em eletricidade. A árvore solar mede 3,5 metros de altura e cobre uma grande área.

Além de produzir energia e dar sombra, eTree fornece docking station para carregar smartphones e tablets, serviços de Wi-Fi gratuitos, um bebedouro para os animais e água potável (com um design integrado opcional da árvore), e também garante a iluminação noturna com seu sistema de LED.

Quanta energia poderia produzir? Para responder a pergunta aos transeuntes, uma tela LCD mostra em tempo real a energia fornecida a partir da árvore hi-tech.

foto

Um verdadeiro deleite para os visitantes do Ramat Hanadiv Footprint Garden. Aqui ela está instalada a versão que fornece água gelada grátis durante o verão.

Mas energia não é o único aspecto notável da eTree. Trata-se, segundo seus criadores, de uma iniciativa socioambiental destinada a aumentar a conscientização dos visitantes sobre a sustentabilidade e trazer para perto as questões ambientais para a comunidade.

Fonte fotos: SolarGiving




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. jamile cardoso de souza
    Publicado em 27/05/2023 às 10:18 pm [+]

    abri meu computador agora e o e_tree nao esta mais aparecendo


  2. Daia Florios
    Publicado em 29/05/2023 às 1:27 pm [+]

    Agora está?


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...