10 árvores de Natal comestíveis para enfeitar as mesas!


A árvore de Natal, um dos símbolos mais queridos das festividades de final de ano, é uma verdadeira fonte de inspiração não só para a decoração das casas, mas também para a preparação de pratos doces e salgados.

Podemos preparar árvores de Natal comestíveis de sobremesas e aperitivos, utilizando diversos ingredientes da época. Veja 10 opções de árvores de Natal como ideias tanto para o almoço como para o jantar de Natal:

Árvore de Natal Vegetal

árvore natal vegetal

Uma árvore de Natal comestível feita com vegetais é uma ideia bastante original. Para prepará-la, é preciso uma esponja em formato de cone para arranjos florais, palitos de diferentes tamanhos e vegetais crus ou cozidos.

Coloque brócolis, couve-flor, cenouras em rodelinhas, lascas de pimentões coloridos, tomatinhos cereja e carambola fatiada que tem o formato de estrela. O brócolis e a couve-flor possuem pequenas arvorezinhas que podem ser fixadas ao redor do cone com palitos de dentes.

Cubra todo o cone com elas e depois enfeite com os demais vegetais intercalando para ficar bem colorido.

Árvore de Natal de tangerina

árvore natal tangerina

Se você gosta de frutas, a sugestão é utilizar tangerina e kiwi em formato de estrela para preparar a árvore de Natal de tangerina, trazendo à mesa um belo prato redondo, colorido e saudável!

Da mesma forma que na árvore de vegetais, utilize um cone de esponja e palitos para ir colocando os gomos de tangerina e enfeite com os kiwis.

Biscoitos caseiros em formato de árvore de Natal com nutella e coco

biscoitos caseiros árvore natal

Para criar a árvore de Natal de biscoitos com nutella e coco foram feitos biscoitos em forma de estrela de tamanhos diferentes, para serem empilhados e criar a forma cônica típica da árvore. Utilize sua receita preferida para fazer os biscoitos e cubra-os com creme de avelã (Nutella) e monte-os um a um, do maior para o menor e salpique flocos de coco por cima.

Aperitivos de árvore de Natal

aperitivos árvore natal

Para preparar aperitivos de árvore de Natal, utilize fatias triangulares de pão de forma, pão sírio ou torradas. Prepare um molho de sua preferência como por exemplo, molho de tomate, guacamole ou molho pesto para ficar vermelho ou verde, remetendo às cores do Natal, cubra os pães e decore com pedaços de pimentões vermelhos ou verdes. Como na foto, utilize palitos salgados comestíveis para dar o toque final às árvores.

Árvores de Natal de salada de frutas

árvores natal salada frutas

Esta árvore de Natal comestível foi criada compondo a forma do abeto (pinheiro) de uma forma criativa a partir de frutas que normalmente são utilizadas para a preparação de salada de frutas: maçãs, uvas, morangos… Claro que você pode utilizar frutas a gosto, de preferência da época.

Árvore de Natal Salgada

cheese

fonte foto: fitzness.com

Outra ideia original é organizar de forma criativa os ingredientes de entrada em uma bandeja, de modo a compor uma árvore de Natal salgada. Para isso você pode usar azeitonas verdes e pretas, cebolas pequenas, cogumelos, fatias de cenoura, tofu em cubos em vez de queijo e outros vegetais a gosto.

Decorações para árvore de Natal

decorações árvore natal

A ideia de utilizar biscoitos em formato de enfeites de Natal já vem sendo bastante utilizada em diversos lugares. Basta fazer biscoitos em formato de árvore de Natal ou redondos e decorá-los com gotinhas e bolinhas comestíveis para formar os enfeites típicos da árvore. Se não tiver cortador de biscoitos, utilize uma faca para fazer os formatos.

Pizza de árvore de Natal

pizza árvore natal

O que já era bom ficou ainda melhor! Até a pizza pode ser transformada em uma verdadeira árvore de Natal. Para isso, prepare uma pizza inteira modelando a massa em formato de árvore de Natal ou decore as fatias individuais como se fossem as mudas. Escolha ingredientes verdes, vermelhos e brancos, mas acima de tudo, dê asas à sua imaginação!

Arvorezinhas de chocolate

mudas de cacau

fonte foto: taste.com.au

Para fazer as arvorezinhas de chocolate você precisará de cortadores de biscoitos especiais. Utilize sua receita habitual para fazer biscoitos, adicionando cacau em pó aos ingredientes. Para decorar, utilize glassê ou similares para o desenho e enfeite com confeitos de chocolate.

Arvorezinhas de chá Matcha

mudas de chá matcha

fonte foto: kirbicravings.com

Uma alternativa natural para colorir os biscoitos de verde consiste em adicionar uma ou duas colheres de chá de Matcha em pó na massa, ou adicionar uma pitada do pó na preparação da cobertura para decorar. O pó de Matcha pode ser encontrado em casa de produtos naturais. Veja outras alternativas de corantes naturais no link abaixo:

Gostaram das dicas natalinas? Inspire-se nas imagens e abuse da criatividade!

Talvez te interesse ler também:

NATAL: 30 CURIOSIDADES E SÍMBOLOS

10 ÁRVORES DE NATAL FAÇA VOCÊ MESMO EM CASA

NATAL: 10 PRESENTES FENG SHUI PARA A CASA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...