Kaffeeform: xícaras e pires feitos com borra de café

  • atualizado: 
Kaffeeform

As borras de café se transformam em xícaras, xícrinhas e pires graças à Kaffeeform, uma empresa alemã que encontrou uma maneira muito original para promover a reciclagem, sempre de olho na sustentabilidade ambiental.

Como escrito no site da empresa, tudo começou com algumas perguntas feitas pela designer Julian Lechner: o que acontece com a borra de café depois que desfrutamos o nosso Espresso, Cappuccino ou Americano? Não há como reutilizar esse recurso bom e natural? E se sim, o que é preciso fazer para preservá-lo para sempre?

Após três anos de experimentação e discussões com especialistas nasceu um produto lavável, leve, e acima de tudo amigo do ambiente porque reutiliza a borra de café que de outra forma acabaria no aterro sanitário.

Lechner estudou na Itália na Universidade de Bolzano, país em que o projeto Kaffeeform ter início.

Hoje, a coleção de xícaras de chá, de café e pires é realidade graças à colaboração com os cafés de Berlim. As borras são secas, embaladas e enviadoas para um laboratório. A primeira xícara foi lançada em 2015, todas de cor escura e com sabor café.

kaffeeform 1

Como são feitas? Com a adição de colas naturais e pequenos pedaços de madeira, as borras tornam-se um produto de design resistente.
 
No momento estas peças estão à venda em algumas lojas de Berlim, Paris, Liege, Londres, Amsterdam, Oslo e Reykjavik e on-line, mas não custam pouco: uma única xícara com pires custa quase 15 euros.

kaffeeform 3

Uma idéia similar foi lançada também pelos holandeses, em particular por Matthijs Vogels, que com seu projeto Sprout Design, recolhe grandes quantidades de borra de café para produzir "recipientes para café". Toda a linha de copos e potes é feita de café reciclado e 100% compostável, se chama Cup 'a coffee. Uma vez quebrado ou danificado, pode ser reutilizado como adubo para a horta. 

kaffeeform 2

O consumo global de café está em constante crescimento, borras que são fundamentalmente resíduos, podem ser um recurso. Podemos reutilizá-las de diferentes maneiras: em casa, no jardim, na horta ou como produto de beleza, leia tudo aqui:

setaREUTILIZE A BORRA DE CAFÉ NA SUA CASA, DE 10 MANEIRAS DIFERENTES

setaCOMO LIMPAR A CASA USANDO BORRA DE CAFÉ

setaALGUNS BONS USOS DA BORRA DE CAFÉ PARA A MANUTENÇÃO DA SUA BELEZA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!