O quarto de acordo com Feng Shui: dicas preciosas!


O Feng Shui é uma arte milenar chinesa traduzida literalmente como água e vento. Isso porque a arte consiste em analisar como a disposição do ambiente pode afetar o nosso fluxo energético e vital, o chi. Praticar Feng Shui em casa pode ser a solução para noites mal dormidas, estresses do cotiano, nervosismo incontrolável e tantas mazelas que muitas vezes não encontramos explicação.

As cores do quarto

De acordo com o Feng Sui, para que o quarto seja acolhedor e confortável, é necessário utilizar as cores certas.

Um ambiente aconchegante pode ser alcançado na utilização de cores creme, pêssego, cacau, cobre e outras variações como bege.

Para uma energia calma e curativa, recomenda-se cores naturais como verde, alfazema e azul claro.

Cores estimulantes associadas ao Yang também podem ser utilizadas para uma vibração a mais no ambiente. Citamos como exemplo a cor laranja e vermelho brilhante. Se utilizar a cor rosa ou vermelho vivo você estará favorecendo a energia romântica.

A posição da cama e o que está em volta de acordo com o Feng Shui

A posição da cama é de extrema importância no Feng Shui. Uma cama mal posicionada pode ser a causa de noites mal dormidas, sonos interrompidos e diversos outros problemas noturnos. Para que você garanta os benefícios do Feng Shui no quarto, é importante que a posição da cama seja o mais longe da porta de entrada do quarto quanto possível.

Em geral, o canto diagonalmente em frente à porta é o melhor, isso pois garante a distância da porta e ainda permite o controle visual, causando a sensação inconsciente de segurança e conforto. Assim, os pés da cama também estarão diretamente alinhados com a porta de entrada, propício para o fluxo do chi, garantindo calma e relaxamento.

Nunca posicione a cama sob uma janela, pois segundo o Feng Shui isso abalará a segurança do chi. Além disso, evite deixar a cama debaixo de ventiladores de teto ou outros itens que possam estar suspensos. Caso seja inevitável, véus podem ser colocados sobre a cama, criando um fluxo curativo de acordo com o Feng Shui.

O uso de cabeceiras de camas é visto com bons olhos pelo Feng Sui. Prefira as cabeceiras feitas de madeira, por possuírem a energia da natureza darão base fundamental ao seu sono.

Evite baús, caixotes ou qualquer outro suporte aos pés das camas, pois bloqueiam o progresso da vida.

Além disso, evite cabeceiras ou outros móveis de ângulos retos, preferindo aqueles com formas curvilíneas.

Na cabeceira, nada de acumular coisas. No máximo dois livros de leitura, foto de uma pessoa amada e uma planta.

Limpeza é fundamental de acordo com o Feng Shui

O quarto (e a casa toda) deve estar sempre limpo. Um quarto bagunçado, de acordo com o Feng Shui, é sinal de coisas inacabadas e impossibilidade de progredir na vida.

Leia mais: O PODER MÁGICO DA ARRUMAÇÃO: COMO TRANSFORMAR OS ESPAÇOS E A VIDA

Limpe sempre o pó do chão e da mobília, evite móveis tortos e desalinhados e coloque plantas em cantos para evitar que a energia fique estagnada.

Nunca guarde coisas debaixo da cama. Cada coisa tem uma energia, e algo parado debaixo da cama pode causar confusão e intrigas.

O quarto é para descanso

O quarto é um lugar reservado exclusivamente para o descanso. Não deve ser utilizado como local de trabalho ou outros afazeres, pois essa energia entrará em confronto com o relaxamento que o ambiente deveria propor. Reserve um outro cômodo próprio para o trabalho, artes, exercícios, mas nunca o quarto de dormir.

Caso seja impossível fazer essa separação, seja por falta de espaço ou escolha, opte por passadeiras ou panos suspensos que farão uma separação simbólica. Isso impedirá que as energias de trabalho, exercício e artes entrem em conflito com o conforto do descanso.

Leia mais:

A iluminação do quarto

É necessário bom senso neste quesito. Segundo especialistas em Feng Shui, o quarto deve ser adaptável com a iluminação natural. Isso significa que durante o dia o quarto deve ser iluminado em abundância com luz natural, enquanto de noite deve ser preenchido com uma luz mais leve, propícia ao conforto.

Sugestões gerais para deixar o quarto de acordo com o Feng Shui

O Feng Shui é uma arte de contemplação do fluxo da vida. O mínimo de discernimento já é o suficiente para entender como esta arte funciona. De toda forma, cabem algumas dicas e sugestões para um quarto de acordo com o Feng Shui (além das orientações acima):

* Roupas de camas sempre limpas e convidativas, de preferência seguindo as cores já explicadas para cada propósito.

* Utilize velas perfumadas mas naturais, óleos aromáticos, como difusores de óleos essenciais (jasmim para o amor e lavanda para o relaxamento).

* Coloque um cd ou áudio com sons da natureza em momentos turbulentos. Pode ser completado com um sino de vento ou um filtro dos sonhos.

Leia mais sobre decoração:

FENG SHUI: 10 CONSELHOS PARA DECORAR A CASA

COMO FAZER UM JARDIM ZEN PARA MEDITAR EM CASA

COMO DECORAR SUA SALA E TRANSFORMÁ-LA EM UM ESPAÇO DE PAZ E BEM-ESTAR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...