Como fazer um jardim zen para meditar em casa

  • atualizado: 
jardim zen

Mesmo com pouco espaço, é possível ter um jardim zen em casa para meditar, relaxar e entrar em contato com a paz. É fácil de fazer e quase não exige espaço algum, permitindo que você tenha seu próprio espaço de harmonização e meditação. Vejamos como fazer um jardim zen em casa:

O que é um jardim zen

O jardim zen é um pequeno jardim que podemos ter em casa, sem necessariamente dispor de grande espaço para isso. O jardim zen pode ser feito em pequenos recipientes de madeira, com pequenos elementos que irão representar a natureza, tais como pequenas rochas, troncos e até mesmo plantas decorativas.

O jardim zen representa tudo o que há na natureza, ou seja, o universo em si. O mero ato de prestar atenção na existência do jardim zen já é o suficiente para acalmar, relaxar e trazer paz de espírito. É um item decorativo ideal para romper com todos os outros contrastes estressantes do cotidiano.

Na filosofia budista zen, as linhas da areia no jardim zen representam o oceano, as pedras representam as montanhas e o musgo a floresta, significando assim a formação cósmica, um contato direto com a vida.

zen garden 2

Como fazer um jardim zen em casa

Fazer um jardim zen em casa é muito fácil e você precisará de apenas alguns materiais e um pouco de boa vontade para poder entrar em contato com o universo ou ser convidado à meditação e à reflexão.

Materiais necessários

• Martelo e pregos
• Serra
• Tábua de madeira ou recipiente de madeira com bordas
• Plástico impermeável que será utilizado para forrar o recipiente
• Areia ou pedras de cascalho bem fino
• Elementos que farão parte do cenário do jardim zen: pedras, tocos de madeira, musgos
• 1 rastelo pequeno de jardinagem

Procedura

1. Calcule as medidas que desejará para seu jardim zen. O tamanho padrão geralmente é 30x20 cm em medidas de base com 5-7 cm de profundidade.

2. Construa a base do jardim zen com a tábua adquirida de acordo com as medidas escolhidas. Caso prefira, também é possível comprar uma base pronta para este fim.

3. Cubra o fundo do recipiente com plástico impermeável, de forma a evitar contato direto dos elementos que serão adicionados.

4. Encha o recipiente com a areia ou cascalho, mantendo distância de no máximo ½ cm do topo da borda.

5. Coloque os elementos escolhidos. Normalmente, para que tenha aspecto fiel a um jardim zen original, as pedras são colocadas em padrões simétricos (de 3 em 3, enfileiradas, linhas retas e etc.). Evite elementos de cores gritantes, prefira as cores sóbrias naturais para manter um equilíbrio zen no aspecto.

6. Assim que os elementos estiverem todos dispostos no seu jardim zen, utilize o rastelo de jardinagem (ou pequeno tipo de garfo que seja apropriado) para traçar linhas na areia. Aliás, o procedimento de passar o rastelo ou garfo de jardinagem pode ser realizado diariamente para ajudar a relaxar.

A areia utilizada para o jardim zen pode ser de qualquer cor, preferindo naturalmente as cores sóbrias como areia branca, cinza, preta e outras das mesmas variações de tonalidade. Evite as cores vermelha, azul ou amarela.

Orientações gerais sobre o jardim zen

Prefira que todo o jardim zen seja feito pelas suas próprias mãos em vez de comprá-lo pronto. A satisfação de poder fazer algo tão belo trará benefícios para o corpo e a mente. Quando seu jardim estiver pronto, procure apreciá-lo com a serenidade da paz, buscando sempre se harmonizar com o seu eu interior.

Especialmente indicado para você:

setaVOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

setaFENG SHUI: 10 CONSELHOS PARA DECORAR A CASA

setaAPRENDA A FAZER NADA SEM SE SENTIR CULPADO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!