Papel de cannabis: da tradição à inovação para descobrir a cadeia do cânhamo

  • atualizado: 

Papel de cannabis

Usar a cannabis para fazer papel e criar blocos e folhas, objetos de decoração, acessórios e muito mais. Quem diria? O cultivo do cânhamo é muito mais econômico e produtivo do que o tradicional desmatamento para a obtenção da celulose. A cannabis cresce mais rápido e produz uma quantidade quatro vezes maior de papel se comparado aos mesmos hectares de madeira. Pena que seu cultivo no Brasil seja proibido, ainda que para fins médicos e industrias!

Leia também: Cannabis: 10 usos nos mais diferentes setores

O cultivo de cânhamo e a produção de papel foram duas atividades peculiares da cidade de Fabriano, na Itália, cuja economia foi duramente atingida pela crise. Redescobrindo o cultivo do cânhamo, a produção de papel poderia ser uma solução para a crise. Então Melania Tozzi, de 35 anos, que nasceu e vive nesta cidade, decidiu projetar um novo negócio.

Partindo das lembranças de seus avós, que com o cânhamo faziam de tudo, ela foi pesquisar sobre as tradições das gerações passadas com relação ao uso da planta. Tudo começou com um tear, com o qual há dois anos, Melania aprendeu a tecer o cânhamo.

Bastou adicionar uma panela, um liquidificador e algumas outras ferramentas para dar vida às experiências do projeto Carta Canapa Cruda (Papel de cannabis crua - em livre tradução). Melania conseguiu fazer um papel natural e agradável seja ao toque que aos olhos. Para a sua produção não usou corantes ou agentes químicos de branqueamento, como é o caso do papel feito de madeira. Além disso, a qualidade das fibras do cânhamo, permite evitar o uso das substâncias que dão liga. Fazer papel do cânhamo é uma maneira de obtê-lo sem desmatar florestas.

foto

foto

foto

Deste papel, Melania produz bijuterias, marcadores, chaveiros, cadernos e blocos. E está à procura de financiamento para reduzir seus custos e aumentar a sua produção, com o objetivo de criar uma verdadeira indústria do cânhamo com novos postos de trabalho para restaurar a esperança de seus compatriotas.

Quem gostou pode visitar sua página Facebook, clicando aqui.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!