Chuveiro portátil consome apenas 5 l de água (e ainda cabe na mala)


Um chuveiro off-grid (não precisa de rede elétrica), que não desperdiça água e pode até mesmo reciclá-la. A novidade que vem diretamente do Japão, economiza 95% da água usada durante o banho, garantindo um fluxo abundante e constante.

Seu nome é Hotaru: um chuveiro portátil quem vem com uma tenda de nylon e um tanque de plástico que contém apenas 5 litros de água, mas que por meio de um sistema de recuperação e de purificação é como se fossem 160 litros.

O chuveiro possui sensores que conseguem controlar a qualidade da água e mantê-la intacta de modo que, de acordo com os designers, uma família de três pessoas podem se lavar durante cerca de cinco minutos por dia, utilizando os mesmos cinco litros de água, por até duas semanas!!!

Uma poupança extraordinária possível graças ao fato de que a água é recolhida por um ralo que depois a bombeia e a filtra por um purificador que deve ser trocado a cada dois meses.

foto

foto

foto

O chuveiro off-grid pode ser alimentado por um gerador e é basicamente interessante para pessoas que viajam em trailer ou que gostam de acampar, mas, dada a economia d’água não seria uma má ideia usá-lo em casa.

O projeto foi pensado no fato de que a água é o principal recurso do nosso planeta. Ainda hoje, três quartos da população mundial não tem acesso à água potável e de outro lado, há um desperdício impressionante: no banho, em torneiras que pingam, em problemas nos sistemas de distribuição d’agua…só para citar alguns exemplos.

O conceito do chuveiro é “ser capaz de viver em qualquer lugar carregando água” e fazendo o seu uso de forma sustentável.

O chuveiro deve entrar no mercado em 2017 a um custo de cerca de 3 mil dólares.

Talvez te interesse ler também:

UMA CORTINA PARA DUCHA QUE AJUDA A ECONOMIZAR ÁGUA

REUTILIZAR 90% DA ÁGUA DO BANHO COM UM SISTEMA SUPER SIMPLES

Fonte e fotos: http://www.gizmag.com/hotaru-off-grid-shower/42318/




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...