Kintsugi: consertar com ouro para valorizar coisas quebradas

O kintsugi ou kintsukuroi é a arte japonesa de reparar com ouro objetos em cerâmica quebrados. Desta forma, o que está quebrado não é jogado fora e acaba adquirindo um grande valor. Normalmente se utiliza nesta técnica misturas feitas com pó de ouro ou prata, mas também com bronze, latão ou cobre.

Os objetos consertados com o kintsugi são considerados de grande valor tanto do ponto de vista artístico, por causa da beleza das decorações da cerâmica, quanto pela questão econômica, uma vez que são utilizados metais preciosos.

As criações que usam esta técnica são sempre peças únicas, porque o modo em que cerâmica se quebra é sempre diferente. A arte do kintsugi é baseado em uma idéia simples: da imperfeição pode nascer uma verdadeira forma de arte que pode levar tanto à perfeição estética quanto a um crescimento interior.

A lição é simples: um objeto quebrado não deve necessariamente ser jogado no lixo, de fato, podemos consertá-lo e até mesmo melhorá-lo.

O conceito é o contrário da cultura ocidental do descartável, onde as coisas podem ser usadas inclusive uma única vez. Esta abordagem japonesa nos faz refletir sobre como lidamos com as nossas coisas.

Bastaria saber sobre origem do ouro porém, porque muitas vezes ele vem extraído na África, em regimes de exploração do trabalho, inclusive infantil. Mas existe o ouro ético e estes metais também podem ser reciclados.

Interessante e muito lindo, vocês não acham? Dá uma olhada nas fotos:

Fonte Foto: Creative Visual Art

Fonte Foto: Droog

Fonte Foto: Cherry Blossom


Fonte Foto: Kintsugi Gifts

{vimeo}32228968{/vimeo}

Leia também: FUROSHIKI: 10 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER COM LENÇOS