Maior teleférico do mundo será aberto em La Paz, Bolívia

Maior teleférico do mundo será aberto em La Paz

A autoestrada que liga La Paz a El Alto, na Bolívia, é um dos trajetos mais perigosos da região. As cidades estão distantes apenas 12 quilômetros, mas é preciso mais de uma hora para chegar de um lugar ao outro, porque o único caminho é uma estrada cheia de curvas ao longo de um desfiladeiro. Para se ter uma ideia, uma das curvas se chama curva do diabo. Porém, em breve será possível pegar um bondinho teleférico, o maior sistema teleférico urbano do mundo! que poderá transportar até 200.000 pessoas por dia.

Composto por três linhas, o bondinho irá reduzir o tempo de deslocamento e os níveis de poluição na área. O mais interessante disso tudo é que a montagem do novo meio de transporte não exige uma enorme quantidade de infra-estrutura, ao contrário de um sistema de autoestrada, muitas vezes impactantes, especialmente quando é necessário escavar montanhas e, sendo assim, os passageiros poderão voar sobre o congestionamento das cidades.

Chamado de Mi Teleférico (Meu teleférico), o sistema é alimentado por eletricidade e está está sendo construído pela Doppelmayr, uma empresa austríaca, por US$ 230 milhões. Embora não se saiba ainda quanto custará uma passagem, no final de semana passado, (19 e 20), torcedores do Bolívar e do The Stronger, usando bandeiras, camisetas ou quaisquer outros distintivos dos times, puderam dar uma volta grátis na linha vermelha do Mi Telérico, a pedido do Ministério de Obras Públicas e Comunicação do país.

A abertura das três linhas é prevista para este ano.

Fonte foto: bolivia.com