Ecomoto. O Scooter de bambu que anda com ar comprimido

Scooter de bambu que anda com ar comprimido

Mais sustentável que um scooter elétrico, chama-se Ecomoto e é o novo veículo de duas rodas, feito de bambu e que anda com ar comprimido. Um jovem australiano estudante de design, Darby Bicheno é seu idealizador e vem trabalhando neste projeto há três anos.

Adeus cidades cheias de scooters e poluição. Após o scooter elétrico construído com cânhamo e linho, uma nova alternativa sustentável já existe, apesar de ser ainda um conceito, mas cuja aplicação está longe de ser impossível. O motor a ar comprimido da Ecomoto já está em uso. A empresa australiana EngineAIR já colocou no mercado um modelo especial, utilizado em empilhadeiras.

O objetivo de Bicheno era o de realizar um motor de ar comprimido em um meio de transporte com duas rodas. Ao mesmo tempo, este veículo deveria ser também esteticamente bonito, para atrair um grande número de pessoas. Daí veio a ideia de usar o bambu como material principal, que cresce rapidamente, é mais sustentável que as outras madeiras e poderia reduzir as emissões de carbono substituindo o plástico.

Os outros componentes da moto especial também são sustentáveis. O estudante reduziu ao máximo o peso do veículo e a quantidade de peças que o compõe. O quadro é constituído de um único tubo de aço, que consente uma montagem simples além da possibilidade de reciclar as peças e de possuir lâmpadas LED.

Como abastecê-lo? Segundo Bicheno bastaria que os postos de gasolina fornecessem ar comprimido. Simples assim!