Inglesa inventa roda purificadora de ar para bicicletas


Esta inglesa, a engenheira de design de produtos Kristen Tapping, criou um dispositivo antipoluente que é uma roda de bicicleta que purifica o ar atmosférico enquanto se pedala.

Essa brilhante invenção chamada Rolloe, contribui para que os ciclistas em seus trajetos com a bike, limpem a poluição do ar em qualquer cidade por onde estiverem pedalando.

Como funciona

A roda Rolloe possui camadas constituídas de carvão ativado, HEPA (Filtro de fibras de vidro) e luffa (bucha vegetal) que funcionam como filtro e purificador de ar.

O mecanismo básico da Rolloe consiste na energia cinética criada no ato de pedalar, para canalizar o ar sujo e fazer funcionar seus ventiladores e turbinas.

Para se ter uma ideia, se apenas 10% dos ciclistas de Londres instalassem essa roda purificadora de ar em suas bicicletas, uma área de mais de um quarto de milhão de metros quadrados de ar seria purificada.

Lançamento no Mercado

O projeto de Kristen Tapping recebeu o Prêmio 2020 Design Innovation in Plastics, e agora está sendo preparado para ser lançado no mercado em 2022.

Para estimular e incentivar os ciclistas a utilizarem o seu purificador de ar, a designer quer criar um programa de recompensas para que as pessoas pedalem com mais frequência.

E a maneira para viabilizar esse programa é conferir créditos de limpeza do ar, através de um aplicativo com a função de rastrear os dados do ciclismo, a fim de registrar os pontos.

Kristem quer colocar em prática essa ideia, com o apoio e parceria de restaurantes ou lojas, assim os créditos da Rolloe poderão se converter em pontos de recompensa para os ciclistas.

Sustentabilidade: filtros reutilizáveis

A sustentabilidade é o foco da Rolloe, por isso os filtros são reutilizáveis.

A reutilização dos filtros poderá ocorrer por meio de coleta e entrega, via correio, a fim de serem enviados para lavagem e trocados por filtros limpos.

Já os poluentes capturados poderão ser reutilizados em novos produtos, como por exemplo, em materiais de construção.

Outra vantagem da Rolloe é que após o término de sua vida útil, o material de acabamento pode ser reaproveitado por meio de uma simples moldagem por injeção e uma impressora 3D, enquanto os filtros poderão ser reciclados.

Vídeo

Neste vídeo, Kristen Tapping apresenta e explica como funciona o purificador de ar Rolloe:

https://www.youtube.com/watch?v=ywe56dr1leU&feature=emb_logo

Se andar de bicicleta já contribui para combater a poluição, imagine com esta roda purificadora de ar!

Talvez te interesse ler também:

Os maravilhosos murais que consomem poluição atmosférica e purificam o ar

Casa autossustentável: aproveitar o sol, reaproveitar a água, plantar e economizar

Lustre vivo: além de lindo, contém algas que purificam o ar e absorve CO2




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...