Método Montessori: como fazer a roda para aprender as cores


Como podemos ajudar as crianças a aprenderem as cores? Há muitos livros que ligam um objeto colorido a uma legenda indicando a cor correspondente, mas esses livros são adequados apenas para crianças que já sabem ler e, portanto, presumivelmente, já começaram a frequentar a escola.

No entanto, as crianças são capazes de aprender a reconhecer as cores antes mesmo de irem para a escola. Podemos ajudá-las a aprender as cores graças a uma ferramenta educacional especial inspirada no método Montessori.

Esta é a roda para aprender a reconhecer cores que no exterior é chamada de Color Wheel. Esta roda é muito simples de se fazer, a custo quase zero, em pouco tempo e com materiais que provavelmente já temos em casa.

Como em outras ferramentas no método Montessori, a construção da roda para aprender as cores começa com objetos que fazem parte da vida cotidiana, como os prendedores de roupas.

Em outros posts sobre o método Montessori, ensinamos a fazer o pote da calma e a caixa dos mistérios, respectivamente ferramentas para acalmar a criança e para desenvolver os sentidos.

Quais são os benefícios de propor a brincadeira da roda das cores às crianças?

1. Aprender a reconhecer as cores.

2. Aprender a combinar objetos de cores iguais.

3. Melhorar a coordenação olho-mão.

Agora veremos de uma forma simples para criar a roda para aprender as cores. As crianças terão de usar a roda de cores sob a supervisão dos pais ou professores.

Você vai precisar de:

– 1 base de papelão ou madeira compensada

– 10 prendedores de roupa de madeira

– Tinta ou canetinhas

Faça uma base redonda de madeira compensada ou de papelão e divida-a em 10 partes do mesmo tamanho. Pinte cada segmento com uma cor diferente e cada um dos prendedores com uma cor correspondente.

Escrever o nome da cor é opcional, mas você pode querer ajudar as crianças a aprender a ler. A brincadeira consiste em colocar o prendedor na sua cor correspondente.

Este jogo é adequado para todas as crianças que ainda não aprenderam ou que estão aprendendo a reconhecer as cores.

roda cores 2
roda cores 3
roda cores 4

Fonte foto: Etsy

Um método ainda mais rápido para fazer a roda para aprender as cores é imprimir o disco já pronto, dividido em segmentos e com seus respectivos disquetes nas cores correspondentes (veja arquivo abaixo). É útil nas escolinhas ou para quem precisa fazer bem mais que uma roda. Caso contrário, se você precisa fazer uma única roda, a sugestão é fazer com as crianças, se divertindo.

Uma ideia a mais: escrever os nomes das cores em inglês pode ajudar as crianças a aprender uma nova língua.

Clique aqui para baixar o PDF com as formas a serem recortadas.

Talvez te interesse ler também:

10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER UM QUARTO MONTESSORIANO PARA AS CRIANÇAS?

Fonte e fotos: Craftionary




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...