Como transformar uma bike velha em cadeira de rodas para os mais pobres

SafariSeat

Pelo menos 1 em cada 200 pessoas na África Oriental precisa de uma cadeira de rodas, mas não tem meios para comprá-la. Foi aí que, SafariSeat decidiu propor uma cadeira de rodas open-source que seja robusta e adequada para qualquer tipo de terreno.

SafariSeat lançou uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para expandir seu projeto. A esperança é que com o dinheiro arrecadado se consiga criar novas cadeiras de rodas especiais, além de um manual com todas as instruções para que o projeto se torne open-source e, portanto, acessível a todos.

As cadeiras de rodas da SafariSeat nasceram da recuperação e reutilização das rodas, e de outras peças, de bicicletas velhas. Portanto, podem ser construídas a baixo custo e projetadas para os países em desenvolvimento que têm poucos meios econômicos e práticos à disposição.

Um sistema que imita as suspensões dos automóveis, mantém todas as quatro rodas no solo, de modo a permitir o movimento mesmo em locais de difícil acesso.

O designer deste projeto lindo é Janna Deeble que nasceu e foi criado no Quênia, onde quando criança conheceu Letu, um homem obrigado a depender de outras pessoas por causa da poliomielite. As condições de vida de Letu impressionaram ainda mais o designer quando, devido a um acidente, o senhor precisou usar uma cadeira de rodas.

Ao voltar para o Quênia, Deeble começou a trabalhar no projeto SafariSeat em colaboração com artesãos locais.

Graças ao projeto SafariSeat, Letu ganhou independência nos seus movimentos. O próximo passo será a criação de um manual ilustrado através do qual qualquer pessoa possa construir uma cadeira de rodas em caso de necessidade.

Não é demais? E tanta gente reclama da vida!

bici cadeira 1

bici cadeira 2

bici cadeira 3

bici cadeira 4

Essa campanha incrível está tendo um grande sucesso no Kickstarter e há poucos dias depois do seu lançamento, já está muito perto de alcançar o objetivo desejado.

Estas cadeiras de rodas, fáceis de construir, poderiam mudar a vida de muitas pessoas.

Maravilha!

Veja aqui tudo sobre este projeto.

Leia mais sobre solidariedade:

HÁ TRÊS ANOS ESTE GAROTO ACOMPANHA SEU AMIGO À ESCOLA

BAMBOO BIKE: NA ÁFRICA A POBREZA SE COMBATE COM BICICLETAS DE BAMBU

KIARA NIRGHIN, 16 ANOS, CRIA SOLUÇÃO PARA A SECA NA ÁFRICA DO SUL