Em Cuiabá alunos transformam bicicleta velha em cadeira de rodas


A inovação é um dos principais mecanismos para se desenvolver soluções criativas, simples e de superação para enfrentar fatores de limitação de recursos materiais e financeiros.

Dentro desse princípio, estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola do Mato Grosso desenvolveram uma alternativa ao uso das bikes que estavam caminhando para o descarte (lixo).

Transformar bikes velhas em cadeira de rodas

Estes estudantes pensaram em um projeto de transformar bicicletas usadas em cadeiras de rodas populares, de baixíssimo custo e, portanto, acessível às pessoas carentes.

Uma iniciativa deste tipo já havia sido adotada na África do Sul para atender a população carente e que mora em áreas com condições de acesso precárias e que necessitavam de auxílio de outras pessoas para se locomoverem.

Lá, o projeto vem contando com o auxílio de uma campanha de crowdfunding para arrecadar recursos para pesquisas de novas formas de produzir esse tipo de cadeiras, usando materiais que seriam descartados.

No caso brasileiro, conforme contou o site Razões para Acreditar, os estudantes de idades entre 16 e 17 anos, desenvolveram o projeto recuperando partes e peças de uma bicicleta usada. O trabalho foi apresentado na feira de ciências da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.

A invenção utilizou a estrutura de uma bicicleta com a de parte de uma cadeira de rodas permitindo que a pessoa tenha o controle da velocidade e sua direção, usando o guidão. Sua configuração se aproxima a de um triciclo, com excelente autonomia para quem conduz.

Custo e vantagens de transformar bikes em cadeira de rodas

Com um custo aproximado de R$ 270, o projeto seria perfeitamente acessível e bastante interessante para permitir que cadeiras de rodas assim fossem produzidas em maior escala, podendo atender às pessoas que tenham uma limitação de locomoção.

Em uma cidade com diversos obstáculos como ladeiras, o modelo permitiu que seu usuário pudesse realizar subidas e descidas com mais facilidade pelos recursos de troca de marchas e freios bastante eficientes.

Em testes realizados com cadeirantes, o projeto foi aprovado e bastante elogiado.

Gostou da ideia? No vídeo abaixo Gilson ArtMetal mostra como montou um triciclo de tração manual utilizando peças de bicicleta. Ele diz que foi bem fácil. Dá uma olhada!

Fonte foto




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...