Coração e bicicleta: INCOR-USP busca voluntários para o Projeto Pedal


Todo mundo diz que andar de bicicleta é ótimo para a saúde em geral e, mais especificamente, para a saúde do coração e do sistema cardiovascular. Mas o INCOR quer provar isso e, continua em busca de voluntários para a pesquisa que começou em 2014, o Projeto Pedal.

Pedalar é preciso e por isso surgiu o Projeto Pedal, ideia de médicos ligados ao Instituto do Coração e à Faculdade de Medicina da USP. O objetivo do projeto é estudar, avaliar, os efeitos reais que têm sobre o ser humano, o voluntário que pedala, usar a bicicleta como principal meio de transporte.

Leia aqui quais são os benefícios de andar de bicicleta diariamente e, quem sabe você até se anima a se tornar voluntário do projeto do Incor, não é?

Alguns estudos anteriores comprovaram que o ciclista é mais suscetível à inalação de poluentes e que isso reduz sua expectativa de vida mas, por outro lado, o ciclista também se exercita regularmente o que melhora, no final das contas, essa expectativa que todos temos, a de viver mais e melhor. Ou seja, numa cidade como São Paulo ser ciclista, usar a bicicleta como meio de transporte para trabalhar ou estudar implicará, necessariamente, numa maior taxa de envenenamento devido à poluição que existe “à altura do seu nariz” nas vias urbanas mas, o saldo sempre será positivo.

Mas, mesmo tendo começado há dois anos, o Projeto Pedal ainda precisa de mais voluntários. Se você acha que pode ser voluntário dessa interessante pesquisa, ou se você já faz seus percursos de bicicleta na cidade de São Paulo, por quê não se inscreve e ajuda no desenvolvimento deste estudo? Neste link você acessa a pesquisa em si e poderá se propor como voluntário. Neste outro link você entra em uma ficha de pesquisa sobre a população paulistana que usa bicicleta.

Dê uma olhada, pedale!

No vídeo abaixo, uma reportagem de Renata Falzoni mostra qual é o cenário brasileiro para esse tipo de pesquisa que é muito necessária, porém pouco assumida, por todos nós.

Leia mais sobre bicicleta:

20 RAZÕES QUE FARÃO VOCÊ QUERER ANDAR DE BICICLETA

BICICLETAS SÃO LIBERADAS NOS ÔNIBUS ARTICULADOS DE SÃO PAULO

CURITIBA: UM ROTEIRO PARA CONHECER A CIDADE PEDALANDO DE NOITE

Fonte: bikeelegal




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...