Bicicletas são liberadas nos ônibus articulados de São Paulo


Uma boa notícia para a cidade de São Paulo e para o meio ambiente: a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) publicou, no sábado, dia 7, a Portaria nº 032/16-SMT.GAB, que autoriza o transporte de bicicletas nos ônibus do sistema de transporte coletivo municipal.

O uso de bicicletas no transporte público só será permitido nos ônibus superarticulados de 23 metros de extensão (aquele modelo grande que tem uma espécie de “sanfona” no meio), pelas portas traseira ou pela porta central. Hoje, a frota paulistana tem 830 veículos desse modelo em operação em todas as regiões da cidade.

O horário para levar a bike nos ônibus em dias úteis é das 10h01 às 15h59 e das 19h01 às 5h59. Aos sábados, está liberado a partir das 14h. E aos domingos e feriados o embarque será liberado em qualquer horário.

Para ter as entradas do passageiro e de sua bike liberadas, é preciso travar o veículo para, então, ser feito o pagamento da tarifa. É proibido o transporte de mais de uma bicicleta por ônibus.

Dentre os objetivos da portaria está estimular o transporte sustentável e o uso da bicicleta, facilitar a mobilidade dos ciclistas pela cidade, que conta com cerca de 412 km de ciclovias, dos quais 316 km foram implantados na gestão do atual prefeito, Fernando Haddad.

A medida está articulada com outras legislações em vigor, integradas ao Sistema Cicloviário no Município, viabilizando as condições de segurança aos ciclistas, e aos termos do Plano Diretor Estratégico, que considera no mesmo nível de prioridade, nas políticas públicas de transporte coletivo, o transporte não motorizado.

A portaria entrará em vigor em 180 dias, a partir da sua publicação.

Talvez te interesse ler também:

5 ACESSÓRIOS PARA A SEGURANÇA DA SUA BIKE

ANDAR DE BIKE ERA COISA DE POBRE E AGORA É DE RICO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...