Último do ano: o eclipse solar total de 14/12. Onde e quando ver


Amanhã, segunda-feira, 14/12, vai acontecer o último eclipse do ano, um eclipse solar total, que poderá ser visto parcialmente no Brasil.

Um eclipse solar total é um fenômeno que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham perfeitamente, em modos que a luz solar não consegue chegar à Terra.

No Chile e na Argentina, o eclipse  poderá ser visto totalmente em algumas localidades. Serão 24 minutos durante os quais a Lua nova passará em frente ao Sol e o cobrirá por 2 minutos aproximadamente, fazendo o dia virar noite.

Onde e quando ver o eclipse no Brasil?

Por volta das 11h33 horário de Brasilia, nas regiões sul como Rio Grande do Sul, 60% do Sol será encoberto pela Lua. No Paraná, 50%. No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro, 40%.

Quem puder admirar o fenômeno, deve tomar os devidos cuidados com os olhos, usando óculos ou visores com filtros que bloqueiem os raios solares prejudiciais.

Em tempos de pandemia, claro, a dica de manter o distanciamento e o uso de máscara é no mais, uma regra.

Veja mais sobre o eclipse neste vídeo da BBC Brasil, que fala sobre os curiosos efeitos do eclipse na Terra.

 

Já para os amantes do esoterismo, deixamos estes 2 vídeos que falam sobre as questões do eclipse relacionadas à astrologia e à espiritualidade para que todos tenhamos um ótimo eclipse neste fim de 2020, o ano que estamos, todos, pedindo para acabar!

 

Talvez te interesse ler também:

2021 será regido por Vênus: como será o novo ano?

Pentágono confirma a autenticidade das imagens de OVNIs registradas durante missões aéreas

Que foto a NASA tirou no dia do seu aniversário? Descubra com o #Hubble30

Ganhe anos-luz de sabedoria conhecendo a dimensão do universo e a importância do ser humano




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...