Flor-de-lis: o significado escondido e como plantar esta flor espetacular

Flor-de-lis: o significado escondido e como plantar esta flor espetacular

A flor-de-lis é um lírio (ou íris) e também um símbolo muito antigo na história do cristianismo na França. A flor, planta, pode ter inúmeras variações de cores, como todos os lírios que se conhecem, mas o símbolo foi desenhado a partir da Iris pseudacorus, um lírio especial.

O SIGNIFICADO ESCONDIDO

Segundo a história contada e escrita, a flor-de-lis está na heráldica francesa desde 496 d.C. simbolizando a conversão da casa real francesa ao cristianismo.

Estão relacionados com a flor-de-lis, ou lírio, os arcanjos Rafael e Gabriel, a Virgem Maria e José, o carpinteiro. Sua figura de 3 pontas representa a “Santíssima Trindade”. Na religião cristã, o símbolo da flor-de-lis é relacionado com Jesus Cristo no “Olhai os lírios do campo…”.

Através dessa simbologia é que os reis de França se consideram reis por vontade divina.

O desenho estilizado da flor-de-lis foi usado em brasões e escudos da realeza francesa (heráldica), especialmente durante o reinado de Luís VIII, que também a usou em seu sinete real.

Mas, alguns dizem que há outras origens para este símbolo:

  • a semelhança com a flor-de-lótus, no Egito
  • o desenho das alabarda – arma guerreira de 3 pontas, uma lança muito usada por soldados medievais
  • uma cópia das antigas moedas assírias ou do pendão do Rei David

SIMBOLOGIA

Este é um símbolo do cristianismo, do poder real, da honra, da soberania e da lealdade também representando a pureza de corpo e alma.

Com a mesma intenção, da sagração divina, a flor-de-lis é símbolo da alquimia, da maçonaria e dos escoteiros, em cada um dos casos representando, por suas três pétalas, os três pilares básicos de cada congregação.

COMO PLANTAR FLOR-DE-LIS (OU QUALQUER OUTRO LÍRIO)

iris pseudacorus

  • Lírios você pode plantar tanto no chão como em vaso. Não são exigentes quanto à terra (mas, a preferem argilosa).
  • A época ideal para plantar lírios é a primavera
  • Um vaso de 40 cm de profundidade é suficiente, com terra argilosa e com boa drenagem. Jogue as sementes e se arme de paciência (elas podem demorar bastante para brotar).
  • A flor-de-lis é planta de plena luz ou, no máximo, uma meia-sombra em climas mais quentes. Porém, não a plante em áreas muito úmidas, sem circulação de vento.
  • A temperatura ideal para o seu crescimento está entre os 10º e os 20ºC – nos extremos ou em temperaturas maiores ou menores, a planta seca e se recolhe ao bulbo até que as condições sejam, outra vez, favoráveis.
  • Regue uma vez por semana, se sua região for seca. Ou deixe-a no tempo, se já estiver adaptada. Durante a floração, se o tempo estiver muito seco, ofereça mais regas semanais.
  • Mantenha a terra do vaso, ou cova, saudável – troque-a de tempos em tempos – e adube de mês em mês durante a floração.
  • A replicação da flor-de-lis pode ser feita por pedaços de rizomas (as raízes grossas) com gemas germinativas.

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *