Conheça o Verdadeiro Significado da Palavra RESPEITO


O que realmente significa respeito? Muitas vezes, usamos essa palavra sem considerar sua origem ou seu profundo significado. No entanto, ao analisarmos sua raiz etimológica, descobrimos uma riqueza de significado que vai além do simples ato de ser cortês ou educado.

Um casal se olhando olho no olho © Freepik

Um casal se olhando olho no olho © Freepik

Etimologia da Palavra Respeito

A palavra “respeito” tem suas raízes no latim respicere, que é composto por “re-“, significando “atrás” ou “novamente”, e tendo também a função de intensificar a ação do verbo ao qual é acompanhado, no caso specere, que significa “olhar”.

Portanto, respicere pode ser traduzido como “olhar novamente”, “olhar para trás”, “repensar”, “considerar”, “levar em conta”, mas também significa “voltar o olhar para”, “observar”, “examinar”, “olhar com atenção” ou “olhar com profundidade”.

O verbo specere também fora especificamente usado para exprimir o conceito de “profecia”; e profecia tem a ver com “destino”. Com isso, podemos afirmar que respicererespeitar – também significa “olhar atentamente para uma pessoa levando em consideração o seu destino”.

Specere também significa “olhar de cima” ou “de longe”. Disso deriva o significado da palavra respeito como manutenção de uma certa distância, de um olhar que cuida do outro sem invadir, condicionar ou comprometer “o que lhe é próprio”.

O Verdadeiro Significado de Respeito

Quando aplicamos esse conceito ao comportamento humano, o respeito torna-se mais do que apenas um gesto educado. Ele se transforma em um olhar que cuida do outro, que reconhece e valoriza suas características únicas. É uma atitude que envolve não apenas evitar invadir o espaço pessoal ou impor ideias, mas também em reconhecer e respeitar o destino de cada indivíduo.

É uma forma de demonstrar cuidado e consideração, deixando espaço para que cada um siga seu próprio caminho.

Portanto, o verdadeiro significado da palavra respeito vai além das meras boas maneiras. Ao incorporarmos esse conceito em nossas interações diárias, podemos construir relacionamentos mais saudáveis e harmoniosos, baseados no entendimento e na aceitação mútua.

Fonte: Magma – Rivista Internazionale di Scienze Umane e Sociali – Analise Qualitativa

Talvez te interesse ler também:

O verdadeiro significado da palavra CORAGEM

O dilema do porco-espinho: qual distância devemos manter uns dos outros?

Significado de Ambivalência. Somos Todos Ambivalentes?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...