Na Espanha, fabricantes de tabaco terão de recolher bitucas de cigarro


Espanha adota uma lei inovadora sobre o descarte de bituca de cigarro. A partir de amanhã, 6 de janeiro, a árdua tarefa de recolher as bitucas de cigarro jogadas pelo chão das cidades, ruas, parques e praias será dos fabricantes de tabaco. A ideia maravilhosa poderá ter repercussões também a favor da luta contra o tabagismo.

Os produtores de cigarro (tabaco) não apenas serão responsáveis pelo recolhimento das bitucas jogadas ao léu, como serão obrigados a fornecer informações e conscientizar seus consumidores sobre os danos ambientais que as bitucas causam ao meio ambiente.

A inovadora Lei de Resíduos e Contaminação do Solo, que entrou em vigor em abril do ano passado graças ao Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, não apenas responsabiliza os produtores de tabaco pelas suas bitucas, como proíbe a comercialização de utensílios plásticos como talheres, pratos, palhinhas para girar, recipientes de isopor e cotonetes.

Bitucas, um problema ambiental

As bitucas de cigarro são o segundo item plástico descartável mais comumente encontrado nas praias da União Européia.

Esse lixo vai parar no estômago de animais marinhos, sua decomposição química (nicotina, arsênico, chumbo…)  também teria repercussões ambientais. Nós já falamos aqui várias vezes sobre os danos ambientais causados pelas bitucas que demoram de 1 a 2 anos para se decompor.

Leia mais sobre os danos causados pelas bitucas:

É caro ou injusto que as fabricantes de cigarro se responsabilizem pelas bitucas? Pois que repassem os custos da limpeza aos fumantes, o que também poderia ter o efeito de reduzir o número de pessoas que fumam.

Todos agradeceríamos.

Fonte: Ohga!

Talvez te interesse ler também:

Pare de fumar se não quiser banguela

Corvos são treinados a recolher bituca de cigarro (já que os homens não aprenderam)

Bitucas recolhidas viram pranchas de surf que são doadas para crianças carentes

Poluição atmosférica: cigarro polui 10 vezes mais que motor a diesel




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...