Maior e melhor: a rede de pesca que está salvando os oceanos do plástico


Limpar os oceanos do plástico é um sonho de todos nós. Os animais morrem por comer plástico e nós ingerimos plástico seja comendo sal marinho que peixes. Existe uma solução que funciona mas que precisa ser melhorada. Conheça essa grande rede de pesca de plástico chamada Ocean Cleanup.

Nós já havíamos falado aqui sobre a Ocean Cleanup e o Great Pacific Garbage Patch. A Ocean Cleanup é uma espécie de rede de pesca de plástico gigantesca, criada em 2013 por um jovem holandês de 19 anos chamado Boyan Slat. Já o Great Pacific Garbage Patch é a famosa ilha do plástico localizada entre a Califórnia e o Havaí, uma região do oceano Pacífico que se transformou em um monstruoso depósito de resíduos plásticos flutuantes, que ficam ali parados devido às correntes oceânicas.

Saiba mais:

Agora, o sistema criado pelo jovem holandês não só funciona como está em fase de expansão com um novo projeto chamado System 03, três vezes maior do que sistema anterior, o System 002, sendo capaz de capturar quantidades muito maiores de lixo, a um custo menor por quilograma de plástico removido continuamente durante todo o ano.

O novo sistema promete resultados 10 vezes mais eficaz que seu antecessor e a grande esperança é a de limpar toda a área da Grande Ilha de Lixo do Pacífico.

Maior e melhor

Como explicam os criadores do sistema, a Ocean Cleanup  já comprovou que consegue coletar plástico com sucesso e consistência. Mas é preciso baratear os custos do processo, visto que a grande ilha de plástico formada no Pacífico mede três vezes o tamanho da França, ou duas vezes o tamanho do Texas. Portanto, agora, o novo sistema está testando um melhor desempenho relacionado ao custo por quilo de plástico retirado do oceano.

Os custos dessa mega operação de limpeza dependem do tamanho, desempenho e eficiência dos sistemas de captura desenvolvidos na frota, ou seja, nessa grande rede de pesca de plástico. Ao aumentar o tamanho, otimizar o desempenho operacional e aumentar a eficiência de captura, pretende-se produzir um sistema muito mais eficiente que se torne o modelo final do projeto.

Resumindo: o uso de sistemas maiores tornaria a limpeza do oceano mais econômica.

Como alcançar o grande objetivo de limpar os oceanos do plástico?

A Ocean Cleanup está buscando patrocinadores e apoiadores para avançar na transição de um sistema ao outro, melhorando a eficácia e o custo das operações.

A tecnologia funciona mas precisa ser aperfeiçoada para ser economicamente viável e poder limpar os oceanos do plástico que é o nosso maior problema ambiental contemporâneo.

Será que esse sonho possível?

Saiba mais sobre esse grande projeto nos vídeos abaixo:

Fonte: The Ocean Cleanup

Talvez te interesse ler também:

Estamos respirando e ingerindo microplástico. Onde isso vai parar?

Na Grande Mancha de Lixo do Pacífico, cientistas encontram uma surpresa

Plastic Paradise: toda a verdade sobre a ilha de plástico no Pacífico

Mais plástico que alimento: assim o consumo está nos matando




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...