O fim do plástico descartável, com essa seda vegana de aranha


Seda vegana de aranha? Como é que é isso? Pois é, a tecnologia em busca de resolver os problemas ambientais que nos afligem, cria coisas que até deus duvida. E o plástico é talvez o maior problema ambiental da Terra.

Estamos comendo, bebendo e respirando plástico. Em muitos países o plástico de uso descartável já está proibido mas a falta de fiscalização e de conscientização impede o desaparecimento desse material, muito embora soluções para sua substituição já existam.

E hoje vamos falar de mais uma delas.

Cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que um material de origem vegetal e sustentável pode imitar as características da seda de aranha, um dos materiais mais resistentes da natureza.

O segredo da seda de aranha ser tão resistente está na estrutura regular e espaçada das ligações de hidrogênio que mantém coesas suas proteínas. Assim, os pesquisadores desenvolveram uma estrutura similar usando proteína vegetal.

O material resultante é resistente, pode ser produzido em escala industrial e promete substituir o plástico usado para fabricar vários produtos.

Fonte foto: Nature

A inovação conta também com alta eficiência energética, utiliza apenas ingredientes sustentáveis e pode ser compostável diretamente.

Segundo informou o Inovação Tecnológica, o material será comercializado pela própria universidade ainda este ano, para fazer embalagens descartáveis.

O estudo foi publicado na prestigiada Nature.

Talvez te interesse ler também:

Plástico descartável do delivery é o que mais polui os oceanos, revela pesquisa

Europa proíbe mas poluição por plástico já é quase irreversível, diz estudo

Perigo oculto: a contaminação química por plástico no ambiente




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...