20 de setembro é dia de dar o exemplo na limpeza de rios e praias


Neste domingo se fizer sol vai dar praia? Claro que sim! Para quem tem a sorte de morar em uma cidade de praia! Mas a data é também um lembrete importante: vamos cuidar das nossas águas, vamos manter tudo limpo e divulguemos as belas ações. Veja como:

Muita gente vai à praia e se achando o rei ou a rainha, seja porque tem um corpo escultural ou porque está com um biquini ou sunga de marca ou sei lá porquê. Daí a pessoa que se acha rei ou rainha da praia acha que algum de seus súditos imaginários virão retirar bituca por bituca deixadas por ele na areia, canudinhos para beber mate, plásticos de todo o tipo de embalagem e por aí vai.

Vamos combinar que isso é muito deselegante para um rei ou rainha, é mesmo falta de educação não ter o senso de comunidade, essencial para que possamos construir um mundo melhor. E isso inclui não cumprimentar o porteiro, ser racista com o imigrante, negro, mulher, obeso, etc etc etc. Deixar o lixo na praia, no chão – jogá-lo pela janela do carro é então sem comentários – deixá-lo seja por preguiça, por falta de informação de que existem lixeiras ou pela simples ideia de que “alguém vai limpar” “vamos empregar mais garis” é algo já não mais aceito por uma sociedade que tem acesso à informação e que pode perfeitamente ter ideia do que é ou não é mais aceitável como educado nos dias de hoje, certo?

Mas daí você que lê este site, que se irrita com atitudes desse tipo não quer comprar briga, até porque é perigoso além de tampouco ser educado se meter na vida das pessoas.

Então que tal levar na bolsa uma sacolinha e, caso você esteja com aquele amigo que você adora mas que é meio desligado das questões ambientais, você antes de deixar a praia, recolher o lixo teu e do amigo? “Ah daí já é demais!!!” Pode ser, mas o exemplo é a melhor forma de educar. É inútil entrar em discussões com pessoas que não estão interessadas em falar sobre o aquecimento global na praia lotada de domingo. Dar o exemplo é o x da questão. Talvez você possa dizer nesta data porém: “especialmente hoje, 20 de setembro, vamos tentar fazer o nosso mínimo por um mundo melhor, please!” E pode ser em inglês sim, porque a data é mundial 😉

Leia também:

10 DICAS PARA DIMINUIR O LIXO PLÁSTICO NO DIA A DIA

PLÁSTICO ASSASSINO: MAIS DE 90% DAS AVES MARINHAS COMEM ESTE LIXO

FAO AFIRMA: 5 TRILHÕES DE PEDAÇOS DE PLÁSTICOS FLUTUAM NOS OCEANOS DO PLANETA

Fonte foto: fotospublicas.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...