Essa linda torre de 5 metros de altura, limpa o ar poluído na Índia


No coração de um parque em Nova Deli, Índia, uma torre futurística com mais de 5 metros de altura surgiu com um propósito virtuoso: purificar o ar poluído ao seu redor. Desenvolvido pelo estúdio de arquitetura Studio Symbiosis, o aparelho chamado de Verto tem a capacidade de filtrar aproximadamente 600 mil metros cúbicos de ar a cada vinte e quatro horas. Embora seja atualmente um protótipo experimental, já demonstra eficácia. Essa torre com formas sinuosas podem desempenhar um papel valioso em locais altamente poluídos, tanto em espaços ao ar livre quanto em ambientes fechados.

A Índia é o segundo país com o maior número de mortes relacionadas à poluição, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com mais de 1,6 milhão de vítimas em 2019 (a China lidera com 1,8 milhão de mortes). Esses números dramáticos estão ligados às grandes emissões de material particulado fino e outras substâncias poluentes provenientes das atividades humanas, que também contribuem para as mudanças climáticas.

A torre localizada no parque Sunder Nursery, na capital indiana, foi projetada com um formato curioso para maximizar a capacidade aerodinâmica e a filtragem de substâncias tóxicas presentes na fumaça. Isso inclui dióxido de nitrogênio, material particulado fino PM 10 e PM 2,5 ultrafino (partículas com diâmetro igual ou inferior a 2,5 micrômetros). Essas partículas menores podem penetrar profundamente no tecido pulmonar, desencadeando várias doenças respiratórias e cardiovasculares graves, como câncer, ataque cardíaco, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e acidente vascular cerebral.

Considerando que quase toda a população global (99%) respira ar que excede os limites de qualidade recomendados pela OMS, reduzir as emissões poluentes salvaria portanto um grande número de vidas.

De acordo com dados mencionados pela CNN, as torres do Studio Symbiosis, empresa fundada e dirigida pelos cônjuges Amit e Britta Knobel Gupta, estão equipadas com ventiladores altamente eficientes capazes de purificar o ar em ambientes fechados por até 500 metros, e em ambientes externos por até 350 metros, dependendo das condições do vento e do ambiente. Os filtros precisam ser substituídos a cada alguns meses e são parcialmente recicláveis.

Para operar, essa torre consome energia equivalente a um aspirador de pó industrial e, em sua potência máxima, emite um ruído semelhante a 75 decibéis, comparável ao som de um despertador, descarga de banheiro ou liquidificador.

Os dois empresários afirmaram que empresas de diversos países já entraram em contato com eles, demonstrando interesse em adquirir as torres “Verto”. Por exemplo, uma empresa de construção naval dos Estados Unidos planeja comprar cerca de quarenta unidades. O Dr. Knobel Gupta mencionou que podem ser necessárias 100 torres para filtrar o centro de Nova Deli.

Fontes:

  1. CNN
  2. fanpage

Talvez te interesse ler também:

Fraldas são usadas para construir casas de baixo custo na Indonésia

eTree: a árvore que produz a energia solar e fornece água potável

Contra o aumento do nível do mar, as cidades flutuantes já são realidade




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...