A árvore da “maçã de Newton” foi derrubada pela tempestade Eunice


A árvore que estava há 68 anos no Jardim Botânico de Cambridge, Reino Unido, tinha sido plantada por meio de um enxerto da macieira original, que há três séculos e meio, inspirou o cientista inglês Isaac Newton a formular a Lei da Gravidade, quando um de seus frutos caiu sobre sua cabeça.

A história foi contada no Twitter por Dr. Samuel Brockington, curador do jardim.

Os ventos recordes da tempestade Eunice, atingiu vários países do norte da Europa, com rajadas de vento de quase 200 km por hora, que causaram muitos estragos deixando também vários feridos.

A árvore de 68 anos recém-derrubada era “filha” da árvore original, a macieira que habitava no jardim da casa de infância de Isaac Newton. A planta original, coincidentemente também fora derrubada por ventos fortes ventos no início do século XIX. Dela, foram retirados vários enxertos, dos quais, um se encontra em um dos principais institutos de pesquisa botânica na Inglaterra, de onde vem a maioria das macieiras de Newton.

Portanto, embora a queda dessa macieira seja uma grande perda para o jardim, Dr. Brockington, explica que seu legado sobreviverá graças a outros três enxertos feitos antes da sua queda.

Claro, uma obra dessa da natureza, precisa passar seu DNA pra frente.

“Assim, através da extraordinária prática de enxertia, esperamos que nossa ‘macieira de Newton’ continue na coleção de nosso jardim botânico”. “Recentemente tivemos o genoma da nossa árvore sequenciado pelo projeto @darwintreelife, nossa tão notavelmente herança cultural, agora também é preservada em dados de sequência digital. A partir desta análise, nossa árvore parece ser idêntica aos seus rebentos”, twittou Brockington.

Talvez te interesse ler também:

Tom Brown: o caçador de maçãs em busca das variedades perdidas

Maçãs: receitas versáteis e saudáveis de todos os tipos. Confira

Maçãs e suas simbologias: todos os significados do fruto proibido




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...