Alecrim não é alecrim, mas uma espécie de sálvia

Sempre acreditamos que o alecrim fosse uma planta officinalis em si, mas agora nossas certezas se abalaram. De acordo com a Royal Horticultural Society (RHS), uma instituição de horticultura do Reino Unido, o alecrim é, na verdade, uma espécie de sálvia e seu nome científico deve ser alterado.

O alecrim é conhecido pelo nome de Rosmarinus officinalis desde 1753, uma espécie da mesma família da sálvia, as Lamiaceae, mas distinta da sálvia devido a uma diferença nos estames das flores das duas plantas.

Hoje, acredita-se que essa diferença não seja significativa o suficiente para considerar as duas plantas distintas; portanto, o nome científico será modificado de Rosmarinus officinalis para Salvia rosmarinus, indicando uma variedade de sálvia.

O nome comum da planta permanecerá inalterado, mas herbalistas, botânicos e cultivadores precisarão atualizar os textos e as etiquetas das plantas.

A nova nomenclatura aparecerá na próxima edição do RHS Plant Finder da Royal Horticultural Society, um guia oficial de plantas cultivadas no Reino Unido.

A Royal Horticultural Society teme que essa mudança possa criar confusão e que haverá surpresa e resistência, já que o alecrim vem sendo considerado um gênero diferente da sálvia há mais de 200 anos. No entanto, é importante que o sistema de nomes reflita a ciência mais recente, caso contrário, poderá perder seu significado.

O RHS será o primeiro a modificar as etiquetas das plantas em exposição em seus jardins e lojas e espera que todos façam o mesmo.

Talvez te interesse ler também:

A RECEITA DO ELIXIR DE ALECRIM E SÁLVIA: CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA

ALECRIM → AS PROPRIEDADES CURATIVAS QUE ALIMENTAM O CÉREBRO

ALECRIM, BOM PARA A MEMÓRIA, O BOM HUMOR, A LONGEVIDADE, E NÃO SÓ

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook