Índios x Madeireiros

Índios x Madeireiros

Infelizmente, algo que estava sendo sinalizado há algum tempo, parece estar em curso, no Brasil. Após muitas tentativas de ganhar respeito e visibilidade por parte do poder público, e de lutar com suas armas para defender a natureza e o direito à terra, os índios parecem estar cansados e agora decididos a defenderem seu espaço com o uso da violência.

Após impactantes imagens divulgadas pela agência de notícias internacionais Reuters, no dia 04 de setembro, o Ministério da Justiça, na figura do ministro José Eduardo Cardozo, decidiu pedir à Polícia Federal que busque informações sobre o caso na Fundação Nacional do Índio (Funai).

As imagens mostravam um conflito entre índios Ka’apor e madeireiros ilegais, na área da reserva Alto Turiaçu, no município de Guilherme, no Maranhão.

Embora as imagens tenham vazado agora, a operação foi realizada em 07 de agosto e visava a expulsão de madeireiros da área dos índios. Os madeireiros foram perseguidos, rendidos e suas mãos, amarradas. Depois, alguns foram despidos.

A justificativa dos indígenas, segundo a Reuters, é a de defender seu espaço, expulsando, eles mesmos, esses madeireiros, já que o governo federal não dá a menor assistência a sua defesa. Na ocasião, um caminhão dos madeireiros foi queimado, as pessoas, apreendidas, e os acampamentos, desfeitos.

Ao ser questionado sobre essa cobrança dos índios, o Ministério deu respostas evasivas, comentando que o território brasileiro era muito vasto e que as medidas já estavam em curso, no país todo.

O que dizer? Não à violência, sempre! Mas passou da hora de respeitamos os dono dessa Pátria Amada. Amada? O que você acha?

Fonte fotos: yahoonoticias.com.br

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

immagine

Pantanal devastado pelas chamas. Animais pedem SOCORRO. Como ajudar

Um dos mais importantes biomas do mundo, santuário de uma extraordinária biodiversidade, está sendo dizimado …