Flores impressas em 3D: nova forma de salvar Abelhas e Insetos polinizadores


Devido aos pesticidas e à intervenção humana na Natureza, estamos causando devastação da vegetação natural, a diminuição das flores e a e dos insetos polinizadores.

Para evitar isso, o Projeto Insectology: Food for Buzz, de Matilde Boelhouwer teve a iniciativa de inventar flores sintéticas, impressas em 3D, com a finalidade de atrair abelhas e insetos e dar-lhes condições de sobrevivência.

Essa invenção ajuda as abelhas mas também à nós mesmos, pois precisamos das abelhas e de outros insetos polinizadores, porque é por meio deles que as plantas se reproduzem e através delas temos alimentos e oxigênio para respirar e viver nesse planeta.

A civilização urbana tem dominando os espaços que eram da Natureza, por isso, as abelhas e os insetos polinizadores estão ficando sem as flores, as quais precisam para viver.

Já que as flores estão escasseando, o Projeto Insectology: Food for Buzz criou as flores artificiais feitas de poliéster e nylon, impressas em 3D que servem como fonte de alimento emergencial para os principais polinizadores como abelhas, borboletas, mamangabas, sirfídeos e mariposas.

abelhas flores 3d 1

A invenção, embora tenha o intuito de ajudar as abelhas e os insetos polinizadores, pode ter um efeito colateral pois, para resistirem e suportarem à ação do tempo e aos fenômenos naturais, as flores artificiais são confeccionadas com materiais fósseis poluentes, por isso nada sustentáveis, já que são de difícil degradação. Dessa forma, também impactam de forma prejudicial no ambiente.

abelhas flores 3d 2

Disso surge um paradoxo: de um lado se ajuda as abelhas e os insetos polinizadores e do outro se adiciona mais materiais poluentes ao meio ambiente. Por isso a autora do projeto tem buscado alternativas de materiais que não causem danos à Natureza.

abelhas flores 3d 3

Além desse projeto das flores artificiais, existe um outro anterior a esse que é o RobotFly. Trata-se de um inseto robô que voa sem fios, é controlado de forma remota e tem o objetivo se servir como forma artificial de polinização das flores.

Seja como for a forma de intervenção artificial que se crie para evitar um desastre ecológico, as melhores atitudes ainda são intensificar o plantio para aumentar a vegetação e principalmente evitar a utilização de agrotóxicos que matem os polinizadores.

Ações conscientes representam mais Vida e respeito à Natureza (enquanto houver tempo de agir).

Talvez te interesse ler também:

PLANTAS QUE ATRAEM ABELHAS – A LISTA

SE VOCÊ VIR TAL CENA, NÃO TENHA MEDO! SÃO ABELHAS VIAJANDO, DEIXE-AS EM PAZ

POR QUE AS PESSOAS GOSTAM DE ABELHAS MAS DETESTAM MARIMBONDOS?

Fonte fotos




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...