Por que as pessoas gostam de abelhas mas detestam marimbondos?


Do marimbondo muita gente só se lembra da dor deixada por sua picada. Mas há informações bem mais interessantes do que essa para conhecermos acerca desse inseto.

Os marimbondos são assim chamados no Brasil e em Angola. O nome desse tipo de vespa é de origem africana, especificamente do noroeste de Angola.

São insetos pertencentes à ordem dos himenópteros, responsáveis por polinizar diversas espécies de plantas.

Esses insetos são vespas das famílias Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae que podem habitar áreas rurais e urbanas, matas e cerrados, sendo encontrados em todo o Brasil.

A picada do marimbondo é dolorosa e pode acarretar uma reação alérgica em quem for picado, razão pela qual o animal é mal visto.

Talvez te interesse ler também: DOEU? QUE BICHO TE PICOU? ÍNDICE MEDE O NÍVEL DE DOR DAS PICADAS DE INSETOS

Vespa não é marimbondo

Embora todo marimbondo seja uma vespa, nem toda vespa é um marimbondo. Segundo o Núcleo de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), há mais de 30 mil espécies de vespas catalogadas, sendo a maior parte delas vespas solitárias, assim chamadas por não construírem casas. No grupo minoritário, que constrói casas, encontram-se os marimbondos.

Quando levamos uma ferroada de marimbondo é porque o animal está tentando defender a sua casa, chamada de colmeia.

Como dizemos sempre, os animais não são maldosos por natureza, eles apenas se defendem.

vespa casa

Por que as pessoas “odeiam” os marimbondos?

Muitas pessoas não gostam de marimbondo por puro desconhecimento sobre o animal.

Um estudo da University College London averiguou que as abelhas são insetos amados enquanto os marimbondos são detestados e tentou entender o porquê disso.

Uma das pesquisadoras envolvidas no estudo, Seirian Summer, da UCL, explica que as pessoas não sabem o quão importante os marimbondos são e que é preciso, portanto, mudar a imagem do animal, que é tão essencial quanto ao das abelhas para o meio ambiente.

Além de serem estigmatizados pelo senso comum, os marimbondos também não são muito apreciados pela comunidade científica. Summer diz, ainda, que há poucos estudos sobre eles, o que desfavorece estratégias de preservação da espécie, cujo número vem diminuindo pela perda de habitat provocada pelas mudanças climáticas, segundo uma pesquisa feita na Universidade de Florença.

A importância dos marimbondos na natureza

Como dissemos, a falta de conhecimento sobre o marimbondo faz com que ele seja estereotipado. Mas esse pequeno animal tem uma função importante na natureza, pois ajuda no controle de pragas e de artrópodes, se for feito o manejo correto de suas colônias.

Além disso, o marimbondo é polinizador de muitas espécies, por transportarem grãos de pólen para a sua colmeia. Também são predadores naturais de espécies como cupins, formigas, lagartas, aranhas, gafanhotos e mosquitos, incluindo o Aedes egypti, transmissor da dengue, conforme informa o Programa Verdejando.

Antes de ficar com raiva de um marimbondo, lembre-se de que ele tem várias funções essenciais para o equilíbrio ecológico. Logo, não destrua esse animal e, muito menos, as suas colmeias.

Sem falar que ele, como outros insetos da fauna selvagem, são protegidos pela Lei nº 5.197/67 – a Lei de Proteção à Fauna.

Talvez te interesse ler também:

VENENO DE VESPA BRASILEIRA PODE TER A CURA DO CÂNCER

OS INSETOS ROBÔS QUE POLINIZARÃO NO LUGAR DAS ABELHAS

PLANTAS QUE ATRAEM ABELHAS – A LISTA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...