Eucalipto Arco-Íris, uma magnífica Arte da Natureza repleta de cores


A Natureza é surpreendente pois, nela podemos encontrar verdadeiras obras-primas naturais  e este é o caso da Eucalyptus deglupta, uma árvore conhecida como eucalipto arco-íris.

O Eucalyptus deglupta, tem  características  bem peculiares e sui-generis e isso acontece por causa da casca de seu tronco que possui diversas cores devido ao processo de ir descascando com o passar do tempo.

Quando a casca começa a sair, o tronco fica esverdeado e conforme o tempo vai passando, a cor vai mudando de forma gradativa, surgindo outras tonalidades  como: azul,  roxa,  laranja e marrom.

 

Fonte foto

Saiba mais sobre essa maravilhosa obra de arte da Natureza!

Dados botânicos

Eucalyptus deglupta é uma espécie arbórea da família Myrtaceae pertencente ao gênero Eucalyptus.

Esta árvore também tem outros nomes populares, de acordo com o local onde é encontrada: eucalipto da Nova Guiné ou eucalipto das Filipinas.

Origem

Esta  linda árvore é nativa das Filipinas, Indonésia e Papua Nova Guiné e é típica de florestas tropicais que se estendem até o hemisfério norte, sendo uma das quatro espécies de eucalipto que existem na Austrália.

Características

O eucalipto arco-íris chega a ter uma altura de 75 metros em seu habitat nativo e o tronco pode chegar a ter 240 centímetros de diâmetro.

As flores do eucalipto arco-íris são brancas e suas folhas verdes, diferentes de outras espécies de eucaliptos, NÃO secretam muito óleo aromático.

Essas árvores crescem em pouco espaço de tempo e absorvem muita água.

Propriedades benéficas dessa árvore para a Natureza

https://www.instagram.com/p/BmsJpGxArol/?utm_source=ig_web_copy_link

O eucalipto arco-íris cultivado em pântanos drena a água do solo combatendo a proliferação de insetos como o que provoca a malária.

Outra propriedade dessa árvore é a capacidade de liberar um composto que contribui para o crescimento de outras espécies vegetativas vizinhas à ela.

É uma árvore cujo cultivo pode ser utilizado com sucesso para reflorestamento de áreas com solos pobres, arenosos ou de recente atividade vulcânica. Além disso, as flores dessa árvore são atrativas de insetos polinizadores como as abelhas.

Por sua beleza e colorido, é ótima para projetos de paisagismo e jardinagem.

https://www.instagram.com/p/B769coKnF3r/?utm_source=ig_web_copy_link

Cultivo

Esta árvore aprecia meia-sombra ou Sol pleno, se adapta em diversos tipos de solos, mas o mais apropriados são os drenáveis, profundos, adubados e irrigados regularmente por pelo menos dois anos após o plantio.

Suas raízes ficam enormes e profundas, por isso, é resistente a curtos períodos de estiagem. Não suporta frio intenso demais, pois é uma árvore que aprecia o calor e a umidade tropicais.

Tolera a salinidade de regiões litorâneas e não se dá bem em regiões semi-áridas.

Multiplica-se através de  sementes ou estacas, sendo que as sementes germinam entre 4 a 20 dias após a semeadura, já as estacas devem ser removidas dos ramos de plantas jovens, com menos de 2 anos e, quando se tornam mudas, podem ser transferidas para o local definitivo com cerca de 4 meses.

https://www.instagram.com/p/B7j5ShUFw85/?utm_source=ig_web_copy_link

Em condições adequadas dá para cultivar o eucalipto arco-íris no Brasil e, assim poder deslumbrar ao vivo e em cores toda a beleza dessa árvore impressionante!

Talvez te interesse ler também: 

Na Índia, a incrível engenharia das pontes vivas: estáveis, resistentes e duradouras

Sozinhos: a humanidade corre o risco de viver em um planeta vazio

A incrível natureza do Brasil que faz vegetação nascer do ferro

Fonte foto capa




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...