As maiores e mais fedidas flores do mundo podem desaparecer


A Rafflesia, também conhecida como a “flor-cadáver” devido ao seu odor semelhante à carne em decomposição, é um gênero de planta parasita que tem fascinado botânicos e curiosos por séculos. No entanto, agora os cientistas estão emitindo um alerta preocupante: essa planta única está em perigo de extinção, e medidas de conservação urgentes são necessárias para salvá-la.

A Rafflesia é famosa por produzir as maiores flores do mundo, que podem atingir mais de um metro de diâmetro. Estas flores emitem um odor fétido que imita o cheiro de carne em decomposição, atraindo moscas carnívoras para a polinização. Existem 42 espécies de Rafflesia, mas todas elas enfrentam ameaças significativas devido à destruição de seus habitats naturais no sudeste asiático.

Criticamente Ameaçadas

Um estudo recente publicado na revista “Plants, People, Planet” revelou que 25 das 42 espécies de Rafflesia são classificadas como criticamente ameaçadas, enquanto 15 são consideradas ameaçadas. Surpreendentemente, mais de dois terços dessas espécies não estão protegidas por estratégias de conservação existentes.

O Dr. Chris Thorogood, da Universidade do Jardim Botânico de Oxford e autor do estudo, destaca que os esforços globais de conservação de plantas, mesmo que sejam icônicos como a Rafflesia, ficaram atrás dos esforços de conservação animal. Ele enfatiza a necessidade urgente de uma abordagem integrada e trans-regional para preservar essas flores notáveis que estão à beira da extinção.

Uma Vida Estranha e Misteriosa

A vida das flores Rafflesia é em grande parte misteriosa, pois elas permanecem escondidas durante a maior parte do ciclo de vida. Muitas populações têm apenas algumas centenas de indivíduos, e a falta de compreensão sobre essas plantas levou à sua erradicação antes mesmo de serem reconhecidas pela ciência.

A Rafflesia é uma planta parasita sem folhas, caules ou raízes, que não realiza a fotossíntese. Em vez disso, ela extrai alimento e água de cipós tropicais nas florestas do sudeste asiático, incluindo áreas na Brunei, Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia. A planta passa a maior parte de sua vida dentro do cipó, mas eventualmente produz uma grande flor emborrachada, semelhante a uma couve, que é polinizada por moscas.

Embora apenas uma espécie, a Rafflesia magnifica, esteja listada como criticamente ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), os pesquisadores estão instando a inclusão de todas as espécies de Rafflesia na lista vermelha da IUCN de espécies ameaçadas.

Para salvar essas flores únicas, os cientistas pedem uma proteção mais eficaz de seus habitats, uma melhor compreensão das espécies existentes e novos métodos de propagação. Além disso, eles incentivam o ecoturismo para envolver as comunidades locais na conservação da Rafflesia, reconhecendo que as populações indígenas desempenham um papel crucial na proteção das florestas.

A Rafflesia tem o potencial de se tornar um símbolo importante da conservação nas regiões tropicais da Ásia, e é vital que medidas sejam tomadas para garantir a sobrevivência dessa espécie única e fascinante.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

As 7 plantas mais estranhas do mundo

Welwitschia, a planta que pode viver até 2.000 anos!

Flor-cadáver desabrocha na França




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...