Invasão de Estorninhos no Brasil preocupa produtores e conservadores


Conhecido como praga das lavouras, o Estorninho é uma espécie de pássaro capaz de caçar pequenos animais, destruir lavouras e transmitir doenças, segundo o Ibama.

Os agroprodutores estão cada vez mais preocupados com os estorninhos.

Origem de estorninhos

Estorninhos podem, inclusive, apresentar comportamento agressivo. Chegando no Brasil pela região Sul, os bandos já se espalham por cinco cidades gaúchas.

Originárias da África e Europa, as aves acabaram se adaptando à América do Sul e pousaram a partir de 1980 na Argentina e depois chegaram ao Uruguai. Seus primeiros registros no Brasil datam de 2014.

Agora em terras brasileiras, a estada dos pássaros preocupa e tem sido estudada por Sílvia Ziller, engenheira fundadora do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, que também investiga a chegada de outras espécies ao território.

Os riscos gerados pelo pássaro são atacar espécies nativas, dizimando-as, e também devastando lavouras que viram alimento para seus bandos.

Ave atraída por fronteira seca

Vindo através do Uruguai, alguns produtores já começam a pensar em chamar serviços especializados no controle de pragas para proteger suas lavouras.

Aceguá, Bagé, Chuí e Santa Vitória do Palmar são os locais em que os pássaros foram avistados.

O problema é mais uma evidência do desequilíbrio ambiental causado pelo próprio homem.

Talvez te interesse ler também:  

Por que você NÃO deve comer carne de vaca

Garimpos fantasmas: com maquiagem de dados, garimpeiros exploram ouro em terras indígenas

Camelos usando botox para concurso de beleza. Até quando? 




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...