Tubarão de 400 anos encontrado na Groenlândia é o vertebrado mais velho do mundo

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin

Um exemplar de tubarão fêmea estabeleceu um novo recorde de longevidade: com seus 400 anos, trata-se do vertebrado vivo mais velho do planeta.

Embora já se soubesse que os tubarões vivem muito tempo, até agora não se sabia precisamente o limite de idade que esses animais poderiam atingir. O tempo de vida do tubarão fêmea que mora na Groenlândia é realmente incrível: ela nasceu na época do reinado de Tiago I e sobreviveu a guerras e revoluções por bons quatro séculos.

“Os biólogos vinham tentando determinar a idade e a longevidade dos tubarões da Groenlândia por décadas, mas sem sucesso. Dado que esses animais são os predadores no topo da cadeia alimentar das águas do Ártico, é incrível que não soubéssemos se o tubarão vive por 20 ou 1000 anos”, explicou Steven Campana, especialista em tubarões da Universidade da Islândia.

Como saber sua idade?

Para determinar a duração da vida dos tubarões, um grupo de pesquisadores realizou testes para buscar carbono-14 no tecido dos animais. Na década de 1950, de fato, alguns experimentos com bombas atômicas aumentaram os níveis de carbono-14 na atmosfera. O isótopo de carbono entrou na cadeia alimentar marinha em todo o Oceano Atlântico a partir dos anos 1960. Buscando carbono-14 nas proteínas presentes nos cristalinos dos olhos dos tubarões, foi possível traçar a idade aproximada dos animais.

Embora essa técnica não seja suficientemente acurada para garantir as datas exatas de nascimento, ela possibilitou traçar a idade aproximada dos tubarões e estabelecer quanto esses animais podem viver.

Segundo os pesquisadores, é incrível que um tubarão possa atingir a idade de 400 anos: o espécime secular está certamente entre os animais mais velhos do mundo, mesmo que o recorde oficial de animal mais longevo do mundo pertença a Ming, um molusco Islandês que conseguiu viver por 507 anos.

Talvez te interesse ler também:

AS DESTEMIDAS VOVÓS MERGULHADORAS QUE VIVEM ENTRE COBRAS VENENOSAS

ELEFANTES ESTÃO MORRENDO DE FOME NA ÁFRICA

O INCRÍVEL VÍDEO DO POLVO QUE MUDA DE COR ENQUANTO DORME, COM BASE NO QUE ESTÁ SONHANDO

Condividi su Whatsapp Condividi su Linkedin
greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Siga no Instagram
Siga no Facebook