©Ratul Ghosh/Unplash

Albatrozes fiéis e monogâmicos se divorciam por causa do aquecimento global

Albatrozes fiéis e monogâmicos se divorciam por causa do aquecimento global

Mudanças climáticas têm afetado a qualidade de vida de todos os habitantes do planeta; isso não é novidade. O que a ciência vem apontando são as alterações de comportamentos sociais, tanto no homem como em outros animais.

Estudos publicados na revista científica da Royal Society, acompanharam durante 15 anos, 15.500 casais reprodutores de albatrozes nas ilhas Maldivas e identificou uma mudança comportamental radical para a espécie.

O que a pesquisa apontou

A conclusão das pesquisas aponta que essas aves, com relacionamentos em geral caracterizados como fiéis a seus parceiros, demonstraram uma alta incidência de separações.

Separações para esta espécie são caracterizadas como uma traição, por representar um relacionamento que rompe um modelo de união estável em seu meio.

Tais comportamentos, que historicamente representavam 1% dos relacionamentos entre as aves desta espécie, se elevaram para uma taxa de separação de 8%.

Normalmente, a separação dessas aves ocorre por incapacidade de se reproduzir. Entretanto, não é o fator determinante para esse aumento, por se identificar que a maioria de ex-casais se reproduziam sistematicamente.

O que a ciência interpretou sobre as causas desse novo comportamento

As mudanças climáticas têm afetado o convívio das aves. Isto é, o aquecimento de oceanos e mares leva a um período maior de afastamento entre os casais, pois têm de se afastar mais para obter alimentos. Assim, esse relacionamento à distância, acaba comprometendo a união estável.

O aumento do estresse nas aves, provocado por condições climáticas adversas, também tem sido considerado outro fator de traições entre os casais.

Uma triste realidade relacionada aos danos provocados pelo homem ao planeta.

Talvez te interesse ler também:

Brasil: com a mudança climática beija-flores estão mudando seus comportamentos

Plástico assassino: mais de 90% das aves marinhas comem este lixo

Pássaros monogâmicos e fiéis estão se separando por causa do desmatamento

 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *