Inédito: gambá polinizador é flagrado por câmeras noturnas


Você sabia que o gambá é um polinizador? Câmeras noturnas flagraram essa amigo da natureza praticando a polinização.

Estudantes de Biologia começaram a reparar algo inédito: um roedor lambendo o néctar das flores planta Scybalium fungiforme. Depois, apareceu um gambá fazendo o mesmo. Como informado pelo site Biólogo.com, as gravações noturnas feitas na Reserva Biológica da Serra do Japi, no interior de São Paulo, mostraram um gambá, da espécie Didelphis aurita, visitando o local e fazendo uma festa.

Segundo o estudante do curso de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, Felipe Amorim:

“Pensávamos em um mamífero, mas não tinha nos ocorrido que poderia ser um gambá”.

O pesquisador publicou um artigo na revista científica Ecology no início deste ano para relatar a novidade de roedores e marsupiais polinizadores.

Essa descoberta é o desdobramento de uma pesquisa antes iniciada por uma pesquisadora mulher. Na década de 1990 a bióloga Patrícia Morellato descobriu na mata de Santa Genebra, próxima ao campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que as flores de uma planta da família das balanoforáceas produziam néctar entre 22h e 2h. Segundo a pesquisadora:

“A quantidade era grande, como umas cascatas de mel”.

Com a ajuda de armadilhas, foi capturado um gambá da espécie Didelphis albiventris, cujo focinho, quando exposto à luz negra, brilha na cor do pó deixado nas flores. Esse indício sugeria que o gambá se serve do néctar de S. fungiforme, tendo a importante função de ser um polinizador de flores.

O gambá é deveras um animal incrível! Saiba mais sobre ele, nos links abaixo:

Talvez te interesse ler também:

Gambá toma banho e ganha beijo no TikTok

Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos

Gambá tenta remover carrapato de um cervo: a foto que captura a profunda simbiose entre diferentes espécies

O que fazer se você encontrar um animal silvestre na sua casa




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...