Mãe pássaro alimenta seu bebê com uma guimba de cigarro: uma imagem símbolo da nossa crise ambiental


Esta foto chocante e alarmante está girando o mundo, chamando atenção para um tema de fundamental importância: a poluição das praias e do mar causada pelo fumo. Uma ave marinha alimenta seu filhote com uma guimba de cigarro.

A foto é obra da fotógrafa amadora Karen Mason, voluntária da organização ambiental National Audubon Society, e foi feita em St. Pete Beach, na Flórida.

A mulher estava à procura de belas imagens e de uma natureza intocada para imortalizar, mas, ao contrário, se viu diante de uma cena bastante perturbadora: uma ave marinha da espécie Rynchops niger, que dá ao seu filhote um resto de cigarro recolhido na praia.

Uma segunda foto mostra depois a ave em primeiro plano, com o “alimento” incomum em sua boca.

Karen, chateada com o próprio registro, imediatamente compartilhou a foto em seu perfil no Facebook com um comentário advertindo aos fumantes para que tenham atenção com o destino de suas guimbas.

As pontas de cigarro são um grande problema nas praias da Flórida (e não apenas) e colocam em risco o meio ambiente a longo prazo. De acordo com o Cigarette Butt Pollution Project, uma campanha da Escola de Saúde Pública da Universidade de San Diego, mais de 5,5 trilhões (!) de pontas de cigarro são lançadas de maneira descuidada em todo o mundo anualmente.

Entre outras coisas, de acordo com um relatório da NBC News, pontas de cigarro poluem mais que canudos e sacolas plásticas e são encontradas em grande número nos estômagos de pássaros, peixes e tartarugas, sendo uma das principais causas da morte desses animais.

No que diz respeito à Itália, segundo dados da ENEA (sigla que, em português, significa Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável), cerca de 51 bilhões de cigarros são descartados sem cuidado a cada ano no país. Felizmente, em 2019, muitos municípios italianos tornaram proibido fumar nas praias.

As fotos de Mason mostram, mais uma vez, com todo o seu realismo cruel, o impacto devastador do comportamento humano no bem-estar animal e no meio ambiente.

Talvez te interesse ler também:

4,5 TRILHÕES DE BITUCAS DE CIGARROS POR ANO COLOCAM EM RISCO MEIO AMBIENTE E SAÚDE

FUMAR: RISCOS AUMENTAM ATÉ PARA QUEM FUMA 1 CIGARRO POR DIA

CIGARRO MATA! MAS NÃO APENAS QUEM FUMA, QUEM O PRODUZ TAMBÉM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...