O homem causa câncer aos animais selvagens: um estudo chocante


A espécie humana é cancerígena também para os animais silvestres. Nossas atividades estão alterando tanto o meio ambiente, que estamos provocando tumores malignos em populações de animais selvagens (assim como em nós mesmos). Estas são as conclusões perturbadoras que um grupo de pesquisa da School of Life Sciences da Arizona State University chegou.

Tabagismo, dietas desequilibradas, poluição, substâncias químicas usadas como aditivos em produtos alimentares e de higiene pessoal, mas também o sol em excesso, são algumas das coisas que contribuem para o aumento da risco de câncer na gente. E isso já era tristemente conhecido.

Mas agora adicionamos um fator extra: de acordo com os pesquisadores, o impacto ambiental do homem na Terra é tão forte que também causa câncer aos animais selvagens. Nossa “pegada” é literalmente esmagadora e o resto da vida no planeta está tendo muita dificuldade em suportar nosso comportamento progressivamente destruidor.

“Sabemos que alguns vírus podem causar câncer em humanos, modificando o ambiente em que vivem (nossas células) – explicou Tuul Sepp, co-autor da pesquisa – Basicamente, estamos fazendo a mesma coisa: estamos alterando o ambiente para torná-lo mais adequado para nós, mas essas mudanças estão tendo um impacto negativo em muitas espécies e em muitos níveis diferentes, incluindo a probabilidade de desenvolver câncer.”

Muitos são os fatores causados ​​por nós que o estudo examina: poluição química e física nos oceanos e vias navegáveis, liberação acidental de radiação para a atmosfera por instalações nucleares, a acumulação microplásticos em ambos os ambientes terrestres e aquáticos, mas também a exposição a pesticidas e herbicidas em terras agrícolas, poluição luminosa, perda da diversidade genética.

“O câncer foi encontrado em todas as espécies em que os cientistas o buscaram e as atividades humanas são conhecidas por influenciar fortemente a taxa desta doença nos seres humanos – continua Sepp – Então, o impacto humano sobre o ambiente natural pode afetar fortemente a prevalência de câncer em populações silvestres, com maiores consequências para o funcionamento dos ecossistemas”.

Por exemplo, alimentos destinados aos seres humanos estão afetando negativamente os animais silvestres: na verdade, estes estão cada vez mais em contato com fontes alimentares “humanas” e isso cria desequilíbrios que podem causar o desenvolvimento de tumores.

Leia mais: POLUIÇÃO AMBIENTAL: URSO POLAR SOFRE COM LATA PRESA À SUA BOCA

Mas não é apenas a questão da comida. Mesmo a poluição luminosa causada por nós pode ter efeitos cancerígenos em animais selvagens. É bem sabido que em humanos a luz noturna pode causar alterações hormonais que podem induzir o desenvolvimento desta doença.

Animais selvagens que vivem perto de cidades e ruas iluminadas encontram o mesmo problema: não há mais escuridão. E as aves, por exemplo, têm os mesmos hormônios relacionados ao câncer em humanos, portanto, não se exclui uma ligação de causa e efeito também aqui.

Certamente o próximo passo será o de medir a taxa de câncer em populações selvagens, em forte presença ou ausência humana, sugerem os autores que estão atualmente tentando desenvolver alguns biomarcadores úteis para esta finalidade.

Se a hipótese fosse confirmada, muitas espécies estariam em perigo. “Para mim, a coisa mais triste é que já se sabe o que fazer – diz Sepp – não devemos destruir o habitat dos animais selvagens, poluir o meio ambiente e alimentar os animais selvagens com a alimentação humana. O fato de todo mundo já saber o que fazer, e ninguém estar fazendo nada, torna a situação ainda mais desesperadora”.

Esperança apenas na educação das futuras gerações. O que, no entanto, depende de nós.

Esta pesquisa foi publicada na Nature Ecology & Evolution.

Talvez te interesse ler também:

CÂNCER EM ANIMAIS DEVIDO À POLUIÇÃO CAUSADA PELO HOMEM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...