FrogLog: uma Ideia Simples e Genial para salvar a vida de muitos animais


No verão, as piscinas são particularmente úteis para enfrentar o calor e entreter adultos e crianças. Poucos sabem, no entanto, que estas estruturas cheias de água podem ser perigosas seja para as pessoas, especialmente crianças, seja para muitos animais.

Para saber como evitar acidentes com crianças em piscinas, leia: COMO GARANTIR BRINCADEIRAS COM DIVERSÃO E SEGURANÇA

para salvar pequenos animais selvagens de possíveis afogamentos na piscina, um biólogo norte-americano criou FrogLog, uma invenção realmente genial.

Para os pequenos animais que vivem em jardins, gramados e pátios, uma simples piscina, mas também uma lagoa ou um lago, pode se transformar em uma armadilha mortal. Isto porque, uma vez dentro dela, nem todos os animais são capazes de voltar escalando suas bordas. Sem apoio, alguns animais podem ficar presos e se afogar.

Para entender a importância dos sapos e saber o porquê de preservá-los, leia: A IMPORTÂNCIA MUNDIAL DOS SAPOS (QUE ATÉ TÊM UM DIA ESPECIAL PARA ELES!)

Rich Mason, biológico especializado em fauna selvagem, concebeu a FrogLog como uma espécie de plataforma para ser colocada nas piscinas de modo a dar a possibilidade aos animais de tornarem à terra. A estrutura inflável é colocada à borda da piscina e vira uma espécie de rampa que liga a água ao chão, tornando-se assim uma espécie de escadinha para os animais que querem sair da água.

A ideia nasceu perto de Baltimore, em Maryland (Estados Unidos), quando alguns amigos de Rich depois de terem construído uma piscina, perceberam tristemente que todo dia algum sapo morria na água (em pouco tempo eles contaram 53 mortes!). O biólogo, particularmente impressionado com a situação, decidiu trabalhar para construir uma ferramenta que pudesse servir aos animais para que estes saiam da piscina e se salvem.

frog log 1

frog log 2

Assim nasceu FrogLog que, apesar do nome, como se vê nas fotos abaixo, outros animais também se beneficiaram da invenção: rãs, cobras, ratos, lagartos, patos, calangos. A ferramenta ajudou a salvar a vida de muitos animais, entre outras vantagens com um preço bem acessível: USD 19,99 (mas ainda fica mais barato se se comprar 2 peças).

frog log 3

frog log 4

frog log 5

frog log 6

frog log 7

Veja o vídeo abaixo que mostra como os animais usam o instrumento:

Não importa o quão pequenas (ou nojentas para alguns) sejam algumas criaturas, todas têm sua importância no ecossistema e merecem viver. Parabéns Rich pela linda invenção!

Você também irá gostar de ler:

BIOPISCINAS: RESERVA DE ÁGUA BOA EM CASA

SALAMANDRAS CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

QUAIS SÃO AS COBRAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO?

Fotos: FrogLog e Rich Mason




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...