GOLFINHO → 10 Curiosidades Sobre Esse Animal Tão Alegre


Imagine um animal quase tão inteligente quantos os humanos, que se comunica por ecos e tem consciência da própria morte. Esses são os golfinhos! Encantadores, rápidos, carinhosos, sociáveis. Há muitas curiosidades a respeito desse animal tão diferente. Conheça agora dez delas.

1. Eles adoram brincar

Golfinhos são brincalhões natos. Nenhum outro animal tem comportamentos tão variados, e que não envolvem as necessidades biológicas básicas, como se alimentar e se reproduzir.

2. Comunicação eficiente

Golfinhos têm um sistema chamado de ecolocalização, que consiste em emitir sons de alta frequência para obter informações sobre as presas, evitar obstáculos e predadores, ou nadar longas distâncias. Nesse caso, o som volta em forma de eco e o golfinho consegue captá-la por causa de um órgão que o animal tem na mandíbula, e que leva a informação para o ouvido e depois para o cérebro.

Essa ecolocalização é bastante eficiente, muito mais do que qualquer sonar já inventado pelos humanos. Com esse sistema o golfinho consegue saber a textura, densidade e tamanho do objeto ou presa.

Leia mais: GOLFINHOS, TARTARUGAS E A DESUMANIDADE DE TURISTAS QUE FAZEM SELFIE

3. Eles gostam de sexo

Golfinhos são um dos únicos animais que mantém relações sexuais por prazer. Eles são muito ativos sexualmente e utilizam até “brinquedos sexuais” nas suas intensas atividades.

Leia mais: ENCONTROS SEXUAIS ENTRE UMA MULHER E UM GOLFINHO RECLUSO

golfinho 2

4. Um olho fechado, outro aberto

É assim que os golfinhos dormem. Eles não podem entrar em um estado de sono profundo por que precisam do oxigênio da atmosfera para sobreviver, tendo em vista que são mamíferos. Por isso eles “desligam” uma parte do cérebro e outra não, dormindo de modo semiconsciente, com um olho aberto e outro fechado.

5. Gravidez longa

A fêmea do golfinho pode ficar gestante por um período de 12 a 17 meses, dependendo da espécie. Além disso, golfinhos são muito carinhosos e protetores com seus filhotes.

6. Destaque para a inteligência

Golfinhos são animais extremante inteligentes. O raciocínio, a capacidade de processar informações deles é muito veloz e eficaz.

O cérebro de um golfinho só perde em tamanho para o cérebro dos humanos e acredita-se que eles sejam mais evoluídos que os macacos.

Leia mais: HÁ 120 ANOS, GOLFINHOS AJUDAM OS PESCADORES DE LAGUNA A PESCAREM

golfinho 3

7. Fome intensa

O apetite das orcas, os maiores golfinhos que existem no mundo e que chegam a ter quase sete metros, é muito voraz. Eles comem peixes, filhotes de baleias, pinguins, lulas e mesmo outros golfinhos.

8. Eles sabem que vão morrer

Sim, os golfinhos têm noção da própria mortalidade e sofrem, ficando, inclusive, estressados e tristes. Esses animais podem até mesmo cometer suicídio. Além disso, quando um golfinho morre, os outros tentam ajudá-lo a se recuperar, levando-o para a superfície.

Leia mais: ESTUDO AFIRMA QUE GOLFINHOS E BALEIAS SENTEM PELA PERDA DE PARENTES PRÓXIMOS

9. Botos e humanos

Existem muitas lendas envolvendo os botos, uma espécie de golfinho. Apesar de nada ser comprovado cientificamente, há um dado curioso: a genitália dos botos parece muito com a dos humanos, o que ajuda a corroborar aquelas histórias sobre relacionamento “interespécie” de golfinhos e pessoas.

Leia também: PORQUÊ NÃO VISITAR O NOVO AQUÁRIO DE SÃO PAULO E NENHUM OUTRO LUGAR QUE CONFINE ANIMAIS

golfinho 4

10. Evolução diferente

Os ancestrais dos golfinhos viviam na terra e migraram para o mar, e não o oposto como no caso dos outros animais. A fonte dessa teoria é o embrião do golfinho, que apresenta quatro membros querendo se desenvolver. O que os especialistas dizem é que há fortes indícios de que os golfinhos “enjoaram” da vida na terra e foram morar no mar.

Especialmente indicado para você:

URSO POLAR: TUDO O QUE VOCÊ (TALVEZ) AINDA NÃO SABIA SOBRE ESTE MAGNÍFICO ANIMAL

10 CURIOSIDADES SOBRE AS BALEIAS, OS MAIORES MAMÍFEROS DO MUNDO

DRAGÃO DE KOMODO: 10 FATOS INTERESSANTES SOBRE O MAIOR LAGARTO DO MUNDO




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...