Peixinho inspirado faz obra de arte para atrair fêmea


A natureza sempre encanta com seus mistérios e sua inteligência sem fim. Este misterioso círculo no fundo do mar é uma obra de arte de um peixinho muito esperto (e inspirado).

Como nos conta a National Geographic, trata-se de uma espécie de peixe da família dos baiacu, peixe do gênero Torquigener.

Este peixinho pequeno de menos de 13 cm de comprimento, para chamar a atenção das fêmeas, constrói com seu próprio corpo esta estrutura circular no fundo do mar.

A obra de arte mede em média 2 metros e já tinha sido vista no passado pela primeira vez no Japão, mas restava um mistério até que um estudo científico constatou tratar-se de um ninho “de amor”.

Para fazer tal ninho / obra de arte, o peixe demora 10 dias desenhando com seu próprio corpo na areia, formas irregulares e, detalhe! O centro do círculo é decorado com conchinhas e fragmentos de corais, tudo para agradar a futura “amada”.

Para chamar a atenção da fêmea, o peixe se balança todo para levantar areia no centro do círculo, convidando a fêmea a entrar e admirar sua arte. Se a nota da fêmea for boa, ela depōe seus ovos ali. O artista então cuida dos ovos e passa seu DNA pra frente. Dias depois, quando os ovos se abrem, o macho vai procurar outro lugar para fazer outros e outros círculos e atrair outras fêmeas.

O que faz com que a fêmea aprove ou não obra de arte deste peixinho artista, ainda resta misterioso. Talvez o tamanho do círculo conte muito (quanto maior significaria força e perspicácia do peixe em concluir o trabalho) mas tem os enfeites, a criatividade das formas irregulares enfim…detalhes que só o amor conhece!

Muita fofura!

Veja o vídeo e se apaixone! A natureza é um espetáculo de arte!

Talvez te interesse ler também:

Modinha no TikTok: como chocar ovo de pata comprado no supermercado. Funciona!

Saíra-Sete-Cores: exuberância de canto e cores, tem gente querendo aprisionar

10 habilidades incríveis de algumas espécies do reino animal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...