Nossa amizade com os cães? Nasceu há mais de 27 mil anos


Homens e cães: o nosso vínculo com estes animais de estimação remonta a um período entre 27 e 40 mil anos atrás, muito mais do que se pensava anteriormente. É praticamente indissolúvel a nossa amizade com o nosso melhor amigo.

Prova disso é a descoberta do último ancestral de lobos e cães, chamado Lobo Taimyr que viveu na Sibéria 35 mil anos atrás. Seus restos mortais foram descobertos no norte da Sibéria por pesquisadores da Universidade americana de Harvard.

Até então, pensava-se que os cães fossem diferenciados dos lobos há 16 mil anos, mas com este estudo provou-se que esse ancestral comum aos lobos e aos cães, têm um monte de genes em comum com os modernos Huskies Siberianos e com os cães que puxam trenós na Groelandia.

Fóssil encontrado de um cão

Os resultados vêm de uma análise de um pequeno pedaço de osso removido durante uma expedição à península de Taimyr, Sibéria, e para compreender sua origem no tempo, os pesquisadores usaram uma nova técnica sofisticada de datação por radiocarbono. Desta forma, tornou-se claro o que tinha sido descoberto: um osso de 35 mil anos de um velho lobo Taimyr.

Em suma, enquanto a análise de DNA determinou que os restos fósseis pertenciam a um parente distante de um cão, a datação por radiocarbono permitiu estabelecer a época em que o fóssil viveu. E pronto! O nosso amigo peludo mais querido, existe praticamente desde sempre.

O DNA fornece a prova direta de que “o Husky Siberiano descende de um lobo que vagava pelo norte da Sibéria 35 mil anos atrás”, disse Pontus Skoglund, coordenador do estudo. “Este lobo – acrescenta – viveu apenas alguns milhares de anos depois que os neandertais desapareceram da Europa e os humanos modernos começaram a se expandir na Europa e na Ásia. Como resultado, você pode pensar que os cães podem ter sido domesticados muito antes do que o imaginado até agora.”

Domesticação animal nos anos

Ou seja, o amor e a amizade entre homens e cães existem desde que o mundo é mundo. E isso é realmente fantástico.

Leia também: Gatos e homens: como nasceu a amizade milenar

Fonte fotos: sciencedaily.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...