Urso resgatado de “fazenda da bile” caminha ereto como um ser humano


Parece mentira mas não é. O que você vê é realmente um urso na Ásia andando “em pé” sobre as sua patas traseiras, como um ser humano! Apesar da parecer divertido e fofo, as origens deste comportamento são tristes e dolorosas.

Assim revela Eliza Jinata, a veterinária de animais selvagens que postou as imagens. O animal foi resgatado de uma “fazenda da bile“, onde, maltratado e mal nutrido, passou toda a sua vida em uma gaiola pequena, enquanto sua bílis era extraída e vendida, em geral, para ser utilizada na medicina tradicional chinesa. A subnutrição crônica teria desencadeado o desenvolvimento de um corpo tão pequeno que  fosse mais fácil se mover sobre as patas traseiras.

“Muitos voluntários e funcionários da equipe me perguntavam o porquê desta forma de caminhada. No começo eu não sabia responder às perguntas, mas depois de longas observações este é o meu palpite: Este urso foi resgatado de uma fazenda da bile onde foi mantido em gaiolas minúsculas e muito pouco alimentado, tanto quanto o suficiente para ser mantido vivo para que fosse possível retirar a sua bile. Por causa da desnutrição, suas pernas são curtas e o tamanho do corpo é desproporcionalmente pequeno em comparação à sua cabeça. É muito menor que um urso preto asiático adulto, de sua idade”, diz a veterinária.

Além disso, antes que o local onde o urso se encontra fosse transformado em um centro de reabilitação animal, o lugar funcionava como um zoológico, onde os visitantes podiam alimentar os animais atirando comida pelo lado de fora das grades. Com seu corpo menor e desnutrido, era mais fácil para ele ficar sobre as patas traseiras, porque sua coluna poderia sustentar um peso ainda mais leve. Então ficar em pé à espera de comida lentamente se tornou um hábito.

Segundo a Animals Asia, mais de 10.000 ursos estão atualmente enjaulados para a extração da sua bílis na China, e outros 2.000, no Vietnã.

Leia também: Salvemos 23 ursos da terrível extração da bile




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...