Salvemos 23 ursos da terrível extração da bile


4 ursos já morreram na “fazenda da bile” em Cau Trang, na Halong Bay, Vietnã. O número foi revelado pelo Departamento Florestal da província de Quang Ninh. Embora as causas exatas das mortes sejam desconhecidas, as espécimes encontram-se em condições muito graves de maus-tratos. Na prática, os ursos teriam morrido de fome.

A notícia é um exemplo do que revelou um dossiê feito pela organização de proteção animal, a Animals Asia, no final do ano passado. O documento revelava as condições de 27 ursos em uma fazenda da bile, onde se destacava as péssimas condições de detenção dos animais. Os ursos foram descritos como magros, desprovidos de membros e sofrendo com a presença de várias feridas abertas.

A fazenda fica a apenas alguns minutos da pitoresca cidade turística de Halong Bay, visitada por milhões de turistas todos os anos. A bile do urso é usada na medicina tradicional e quase 2.000 ursos ainda estão presos no Vietnã para este fim – mesmo que a prática seja ilegal desde o distante 1992.

Os ursos são microchipados e controlados pelo governo e, mesmo assim, os fazendeiros se aproveitam das lacunas existentes na lei para continuarem a extrair a bile destes inocentes. Isso significa que os ursos são vítimas de terríveis e constantes abusos para a extração do suco biliar.

Mas nem tudo está perdido. Após a morte destes quatro ursos naquela fazenda, 23 ainda sobrevivem, e você pode ajudar a salvá-los.

foto

A fundadora e presidente da Animals Asia, Jill Robinson, diz:

“Isto é exatamente o que temíamos, que os criadores não estivessem cuidando dos ursos. É uma questão que vai além do simples bem-estar animal. O criador não garante qualquer uma das formas mais básicas de cuidados e estes pobres ursos estão passando fome. Isso é inaceitável e vamos lutar para libertar os ursos e continuando a promover o fim destas fazendas, pois esta tragédia tem que acabar. Ainda há a possibilidade de um final feliz para o destino dos ursos que ainda estão vivos.”

Os fundadores da Animals Asia publicaram uma carta aberta ao chefe de governo, Nguyen Tan Dung, com o pedido de intervenção direta e liberdade aos restantes 23 espécimes. “Agora é necessário que você dê a sua opinião antes que seja tarde demais. Assine a carta aberta e a envie aos seus amigos para que estes façam o mesmo”, pede a associação.

Ainda não é tarde demais para os restantes 23 ursos.

Para assinar a petição, clique aqui.

Um pouco da história dessa prática inaceitável

Apesar da bile de urso ter sido usada na medicina tradicional durante milhares de anos, a prática de criação de urso para extração da bile como indústria, começou na China no início de 1980. Posteriormente, passou-se a adotar procedimentos desenvolvidos na Coreia do Norte para extrair a bile dos ursos, enjaulando estes animais para diariamente lhes retirar o suco biliar.

A demanda por produtos de bile de urso vem principalmente da China, Japão, Coréia, Vietnã, Malásia e Taiwan. Produtos de bile de urso também são encontrados na Austrália, Indonésia, Laos, Myanmar, Singapura, EUA e Canadá.

Leia também: Momento fofura: família ursa unida atravessa um riacho




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...