A história de Gertjie, uma bebê rinoceronte que viu sua mãe morrer


Durante uma patrulha de rotina em uma região da África do Sul, alguns guardas se depararam com uma carcaça de rinoceronte. O animal foi morto por caçadores para retirada de seu chifre 🙁 Porém, ao lado do corpo encontraram uma pequena rinoceronte bebê, muito triste! Gertjie, como foi chamada, ficou órfã com apenas 3 meses de idade.

Cuidadosamente cobriram os olhos de Gertjie para não assustá-la e a retiraram do local, transportando-a para Endangered Species Centre. Neste lugar ela foi adaptada lentamente e aos poucos foi recuperando as atividades de um rinoceronte normal, como banhos de lama e a soneca acompanhada pelos tratadores. Gertjie permanecerá no parque até que tenha idade suficiente para voltar para o seu ambiente em segurança.

No início do século 20 estima-se que havia cerca de 500.000 rinocerontes na África e na Ásia. Por causa da caça indiscriminada, seus números têm diminuído rapidamente ao longo dos anos. O rinoceronte negro já havia sido declarado extinto em 2011, por causa da caça agressiva em busca de seus chifres. Segundo a organização Save the Rhino, a África do Sul é o lar de 83% dos rinocerontes da África e 73% de todos os rinocerontes selvagens em todo o mundo. Infelizmente, este último refúgio para rinocerontes também vem experimentando a pressão da caça. A situação da caça ilegal de rinocerontes está chegando a um ponto grave de crise. Estima-se que entre 2007 e 2011 a caça ilegal de rinocerontes aumentou impressionantes 3346%, ou seja, 2 rinocerontes são abatidos todos os dias. Com a intensiva caça aos rinocerontes nesse ritmo, estima-se que até 2025 eles serão extintos.

Esperamos que a história de Gertjie sensibilize as autoridades sobre as preservação da vida selvagem, e que ações efetivas possam acabar com a caça aos rinocerontes. Caso contrário, em breve, o número de mortes de rinocerontes por ano superarão em muito os nascimentos. O destino dos rinocerontes é trágico.

Para apoiar a organização que ajuda os animais em perigo de extinção, como a órfã Gertjie, visite o site da Hoedspruit Endangered Species Centre ou o site Pick N Pay para doações.

Segundo o Pick N Pay você pode ajudar doando leite, pois Gertjie consome 12 litros de um leite em pó desnatado rico em vitaminas e glicose todos os dias 🙂

Veja abaixo o vídeo dessa doçura:

Fonte foto: coffeelips.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...